Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/11846
Author(s): Cavaco, Ana Sofia Guerreiro
Advisor: Filipe, José António
Date: 2015
Title: A perceção dos consumidores sobre a responsabilidade social empresarial: A sua influência no comportamento do consumidor, o caso Galp Energia
Reference: Cavaco, A. S. G. (2015). A perceção dos consumidores sobre a responsabilidade social empresarial: A sua influência no comportamento do consumidor, o caso Galp Energia [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/11846
Keywords: Responsabilidade social das empresas -- Corporate social responsibility
Comportamento do consumidor -- Consumer behavior
Galp Energia
Consumer perception
Abstract: Nos últimos anos, tem-se intensificado o interesse das empresas em desenvolver práticas de responsabilidade social e a integrá-las na sua estratégia. Dada a escassez de trabalho ainda sentida nesta área e a crescente importância atribuída pelas empresas ao tema, mostrou-se pertinente o desenvolvimento desta investigação. Assim, o presente relatório tem como objetivo avaliar a perceção dos consumidores sobre a Responsabilidade Social e a influência da mesma no seu comportamento, questão muito importante, embora exista pouca literatura para o contexto nacional. Para o efeito, foi elaborado o estudo de caso Galp Energia e construído um inquérito, inspirado em bibliografia já existente em contexto internacional. Ao inquérito submetido online responderam 197 consumidores portugueses. O inquérito procura compreender a perceção dos consumidores sobre a Responsabilidade Social Empresarial, em geral, e no contexto do estudo de caso, a perceção dos consumidores sobre a Responsabilidade Social da Galp Energia e a sua influência no que diz respeito à avaliação da empresa, à identificação do consumidor com a empresa e à intenção de compra. Os resultados da investigação permitem concluir que a perceção do consumidor sobre a Responsabilidade Social tem impacto no comportamento do consumidor, no que diz respeito aos três parâmetros referidos, o que demonstra que a Responsabilidade Social é importante no contexto empresarial, sendo, por isso, importante colocá-la na agenda das empresas.
In the past few years, the interest of companies in developing social responsibility practices and integrating them into its strategy has increased. Given the scarcity of research works on this area and the importance the companies are devoting to the issue, the development of this research proves to be relevant. Thus, this report aims to assess the consumers’ perception of Corporate Social Responsibility and its influence on their behavior, a very important issue although there is little literature on the national context. For this purpose, it was designed a case study with Galp Energia and it was built a questionnaire, inspired by the literature that is available for the international context. The questionnaire was submitted online; 197 Portuguese consumers have answered the questions. The questionnaire intends to evaluate the consumers’ perception of Corporate Social Responsibility in general and, concerning the case study, the consumers’ perception of Corporate Social Responsibility of Galp Energia, and its influence on their behavior with regard to the company evaluation, the customer–company identification and the purchase intention. The results of this research make it possible to conclude that the consumers’ perception of Corporate Social Responsibility impacts on the consumer behavior with regard to the above-mentioned parameters, thereby showing that Social Responsibility is important in business context, which makes it important to put it on companies’ agenda.
Degree: Mestrado em Gestão
Peerreviewed: yes
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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