Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/11758
Autoria: Riso, B.
Data: 2013
Título próprio: A construção da escola como lugar de saúde: contributo para uma reflexão sobre as políticas de saúde escolar na sociedade portuguesa contemporânea
Número: 38
Paginação: 77 - 97
ISSN: 0872-7643
Palavras-chave: Saúde escolar
Risco
Promoção da saúde
Políticas de saúde
Discurso político
Resumo: Este artigo dá a conhecer as tendências dominantes de gestão e estratégia política no que res- peita à saúde na escola, pensando esta última como um espaço social de funcionamento de políticas de saúde específicas para a realidade escolar. Pretende-se fornecer elementos empí- ricos que permitam compreender os fundamentos e o alcance da política de saúde escolar. O discurso político e governamental difundido por alguns dos documentos que configuram a saúde na escola foram o ponto de partida para esta análise, justificando a opção pelo método qualitativo, com o recurso à pesquisa documental como técnica de recolha de dados. A importância da ciência, nomeadamente da pericialidade biomédica, na elaboração de políticas de saúde, o risco enquanto eixo organizador do discurso sobre a promoção da saúde na escola e a ênfase na responsabilidade individual foram alguns dos elementos que conduziram esta reflexão sociológica sobre a política de saúde escolar em Portugal.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

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06_BrigidaRiso_pdfVersão Editora1,12 MBUnknownVer/Abrir


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