Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/11711
acessibilidade
Title: Os ritmos classistas e geracionais da mudança social: discussão sociológica a propósito da saída de casa dos pais na Europa
Authors: Nico, M.
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Abstract: A sociologia ainda ilustra o dilema entre as correntes classistas e as correntes geracionais no estudo da mudança social. Os estudos das transições para a vida adulta de uma forma mais holística, e da saída de casa dos pais de uma forma mais particular, ilustram de forma quase exemplar essa excessiva dicotomização entre estas duas correntes teórico-analíticas. Neste artigo, ziguezagueando entre as duas correntes, pretende-se problematizar o conhecimento (tomado por) adquirido sobre os processos de transição para a vida adulta na Europa. Para cumprir esse propósito serão usados dados do European Social Survey 2006 (ESS) que sujeitos a análises descritivas, inferenciais e de event history analysis permitem denunciar a falsa ou precoce bifurcação analítica entre espaço e tempo social, a detecação de anomalias históricas e ainda a forma como as diferenças alegamente culturais servem de “bode exploratório” para a explicação da heterogeneidade da idade média de saída de casa dos pais na Europa.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/11711
ISSN: 2237-0579
Ciência-IUL: https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-27868
Appears in Collections:CIES-RI - Artigos em revista científica internacional com arbitragem científica

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Os ritmos classistas.pdfVersão Editora1.14 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.