Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/11689
Autoria: Vaz, Nádia Olinda
Orientação: Alturas, Bráulio
Data: 2015
Título próprio: Factores críticos de sucesso do sistema de informação para a gestão de emergências em Moçambique
Referência bibliográfica: Vaz, N. O. (2015). Factores críticos de sucesso do sistema de informação para a gestão de emergências em Moçambique [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/11689
Palavras-chave: Gestão de emergências -- Emergency management
Gestão de sistemas de informação -- Information systems management
Moçambique
Desastre natural -- Natural disaster
Resumo: A gestão de emergências (GE) depende fortemente da existência de um sistema de informação, suficientemente flexível e adequado às características das operações, e constitui, de acordo com a literatura, um dos maiores desafios na GE. O estudo apresenta os resultados da identificação dos Factores Críticos de Sucesso (FCS) do Sistema de Informação de Gestão de Emergências (SIGE) em Moçambique. As cheias do ano de 2013 em Moçambique, na província de Gaza, foram utilizadas como foco do estudo de caso, usando uma abordagem qualitativa, através de uma pesquisa descritiva e da utilização do método dos FCS. O estudo evidenciou os seguintes factores críticos para o sucesso dos SIGE em Moçambique: o uso de sistemas padronizados para assegurar a qualidade e utilidade da informação; um sistema informático flexível e simples de actualizar, o fácil acesso e disponibilidade de dados; a garantia da capacidade de organização e de liderança nos SIGE; o uso de sistemas simples e disponíveis de Comunicação e de Partilha de Informação; a manutenção do investimento feito na coordenação.
The emergency management (EM) is strongly dependent from an information system sufficiently flexible and appropriate to the operational characteristics and demands represent, according to the literature, one of the biggest challenges in the EM. The study presents the results of the identification of the Emergency Management Information System (EMIS) Critical Success Factors (CSF) in Mozambique. The 2013 floods, in Gaza province were taken as a case study, through a qualitative approach, using descriptive process and the CSF method. The study indicate that the use of standardized tools, to facilitate better quality and the use of the information; that the IS should be flexible and simple to use and update, and to facilitate the access and availability of the data; appropriate capacity on the organization and leadership of the EMSI; the use of existing and simple communication systems and continued investments in coordination are the CSF for an efficient EMSI.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Empresas
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_nadia_vaz.pdf1,97 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.