Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/11642
Autoria: Huang, Jie
Orientação: Ramalho, Nelson
Data: 2015
Título próprio: The relationship between push-pull factors and destination loyalty: A flow theory perspective
Referência bibliográfica: Huang, J. (2015). The relationship between push-pull factors and destination loyalty: A flow theory perspective [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/11642
Palavras-chave: Push-pull factor
Flow experience
Destination loyalty
Tourist behavior
Lealdade ao destino
Comportamento turista
Resumo: The main objective of this study is to build a conceptual model and to investigate the relationship among push-pull factors, flow experience and destination loyalty. Flow functioned as the mediator between push-pull factors and destination loyalty, revealed the tourist behavior from a psychological side. The results of empirical study indicated that there is a positive relation between flow and destination loyalty. Various factors of push and pull factors also showed different relationship with flow as well. This finding revealed the reliability of using flow to understand tourism content. It not only contributed to the managerial aspect for understanding the customers in a more psychological aspect but also contributed to the limited literature in related field.
O principal objectivo deste estudo é o de testar um modelo conceptual e investigar a relação entre os factores de pressão-atração (push & pull), a experiência de flow e a lealdade a um destino turístico. O flow operou como uma mediadora entre os fatores de pressão-atração, e mostrou o comportamento do turista de uma perspectiva psicológica. Os resultados do estudo empírico mostram uma relação positiva entre o flow e a lealdade ao destino. Vários fatores de pressão-atração também se mostraram diferencialmente associados ao flow. Este resultado evidenciou a utilidade de se considerar o flow cpara compreender o comportamento de tourismo. Não apenas é útil do ponto de vista gestionário para compreender os consumidores de um ponto de vista psicológico, como também acrescentam do ponto de vista teórico ao corpo de conhecimento relacionado.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Hotelaria e Turismo
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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