Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/11602
Author(s): Vital, Sara Mónica Coutinho
Advisor: Ramos, Tânia Rodrigues Pereira
Date: 2015
Title: Desenvolvimento de um modelo de distribuição integrada de fluxos alimentares e bazar nos transportes da Sonae MC
Reference: Vital, S. M. C. (2015). Desenvolvimento de um modelo de distribuição integrada de fluxos alimentares e bazar nos transportes da Sonae MC [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/11602
Keywords: Transporte de mercadorias -- Transport of goods
Cargas compósitas
Sonae MC
Freight
Mixed cargo
Abstract: No início do século XX começam a surgir as primeiras formas de conservação de alimentos graças às novas tecnologias de refrigeração. O que até então era complicado de transportar, tornou-se viável graças às tecnologias de conservação de produtos em ambiente de temperatura controlada. Assim, surgem as seguintes questões: Como transportar produtos com requisitos diferentes de temperatura? É possível transportar produtos com características e especificidades diferentes no mesmo espaço? Para isso é preciso também compreender todas as restrições associadas ao transporte de cargas compósitas (ou mistas). Sendo o transporte de mercadorias uma das atividades que mais contribui para os custos logísticos de uma empresa, surge outra questão: como reduzir os custos de transporte, minimizando os percursos a realizar e maximizando a taxa de ocupação dos veículos? Neste contexto foi desenvolvida a presente investigação com o objetivo de estudar um modelo que permitisse integrar fluxos alimentares e de bazar na mesma viatura numa política de redução de custos para a empresa Sonae MC. Para isso, é desenvolvido um modelo de distribuição integrada que vai primeiro estudar quais as lojas das insígnias Continente e Continente Modelo que permitem fazer a integração dos seus fluxos alimentares e de bazar, sendo posteriormente analisada a melhor forma de custear essa operação de transporte, ou seja, ao quilómetro, à palete ou combinando as duas no mesmo modelo.
In the early twentieth century the first forms of preserving food by using the new cooling technologies start to emerge. What were previously difficult to transport, became common thanks to product conservation technologies that require temperature control. As so the following questions arise: How to carry products with different temperature requirements? And how to carry products with different characteristics and restrictions in the same space? To address these questions, it is rather important to understand the restrictions associated with this type of transport – mixed consignment (or mixed cargo). It is known that goods transportation activity is a major contributor to the logistic total costs of a company. Therefore, another question arises: How to reduce transportation costs by minimizing the transportation routes and by maximizing the vehicle occupancy rate? In this context the present study aims to develop a model that allows food and bazaar flows to be integrated in the same vehicle, considering a cost reduction strategy for the company Sonae MC. With this goal in mind, first an integrated distribution model was developed to study which Continente and Continente Modelo stores could integrate these combined flows, and then find suitable strategies to reduce costs in the transport operation, using either a per kilometer approach, a per pallet approach or combining the two in the same model.
Degree: Mestrado em Gestão de Serviços e da Tecnologia
Peerreviewed: yes
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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