Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/11485
Author(s): | Ferreira, Fábio Miguel Matos |
Advisor: | Costa, Carlos J. Aparício, Manuela |
Date: | 2015 |
Title: | Aprendizagem na programação: Um modelo de continuidade de aprendizagem de programação |
Reference: | Ferreira, F. M. M. (2015). Aprendizagem na programação: Um modelo de continuidade de aprendizagem de programação [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/11485 |
Keywords: | Educação -- Education Ensino da programação Modelo teórico Intenção Modelos de utilidade Satisfação Computer science education Computer programming education Theoretical model Intention Usefulness Satisfaction |
Abstract: | Existe atualmente uma enorme dificuldade em aprender programação. Neste contexto foi realizada a presente dissertação que com base em revisão de literatura sobre os fatores dificultadores da aprendizagem de programação, nos paradigmas da programação, propõe um modelo teórico. Apresenta aqui também um estudo de estado de arte sobre o ensino da programação em Portugal fazendo um levantamento das universidades que lecionam cursos de informática. E aqui proposto e validado empiricamente um modelo que explica o nível de satisfação dos alunos, o nível de utilidade percebida e a intenção de continuar a estudar. Este modelo valida os fatores determinantes que levam a intenção de continuidade de aprender programação There is currently a great difficulty in learning programming. In this context this master thesis presents a literature review on the programming difficulties, programing paradigms. Here it also presented the state of the art in computer science education in Portuguese universities. Based on this literature review it is proposed here a theoretical model. This theoretical model was proposed and validated empirically with university students of computer science. This model explains the determinants of satisfaction level of students. It also explains the usefulness level perceived by students. The proposed and validated model presents the drivers of students’ continuance intention in programming learning. |
Degree: | Mestrado em Software de Código Aberto |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
master_fabio_matos_ferreira.pdf | 1,57 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.