Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/11455
Author(s): Marcos, Ricardo Manuel Nicolau
Advisor: Dias, Eurico Brilhante
Date: 2015
Title: Estratégia de internacionalização de uma PME familiar do sector têxtil e vestuário: O caso Univest
Reference: Marcos, R. M. N. (2015). Estratégia de internacionalização de uma PME familiar do sector têxtil e vestuário: O caso Univest [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/11455
Keywords: Internacionalização
Exportação
Sector têxtil e vestuário
PME familiar
Internationalization
Textile and clothing sector
Family SME
Abstract: Num mundo cada vez mais globalizado, e num contexto de atual internacionalização de PMEs, este projeto apresenta estratégias de crescimento e sobrevivência para o caso de uma empresa em particular. Tentou-se compreender, em primeiro lugar, o processo de internacionalização da empresa sob o ponto de vista teórico, tendo-se enfatizado os princípios básicos deste estudo. Posteriormente, apresentam-se as linhas de orientação estratégica, através de uma análise ao conjunto de recursos e competências distintivas da empresa. Optou-se pela metodologia qualitativa de estudo de caso a partir da revisão de literatura, que forneceu base teórica decisiva para a relação com o processo de internacionalização da empresa, facultando uma perspetiva integrada do mesmo. A empresa em estudo pertence ao sector têxtil e do vestuário. Devido ao declínio do mercado interno e consequente decréscimo das vendas, iniciou o seu processo de internacionalização para Espanha devido à curta distância psicológica. No entanto, no que respeita a mercados mais distantes, parece apresentar algumas dificuldades que este estudo pretende colmatar. Através deste estudo de caso, procurou-se, portanto, compreender e aperfeiçoar o processo de internacionalização, na sua vertente interna e externa, desta empresa em particular.
In an increasingly globalized world, and in a contemporary context of internationalization of small and medium-sized enterprises, this project brings forward a growth and survival strategy to be applied in a particular company. We attempt to understand, firstly, the company internationalization process under a theoretical scope, emphasizing the basic principles of that study. Posteriorly, we brought forward strategic guidelines, through the analysis of resources set and distinctive skills of the company. We choose qualitative methodology of the study case from the literature review, which provided the crucial theoretical basis to the internationalization process of the company, providing an integrated view. The company studied belongs to the textile and clothing sector. Due to the domestic market decline, and the consequent decrease in sales, it began its process of internationalization to Spain in virtue of the short psychological distance. However, with regard to more distant markets, the company seems to present some difficulties that this study aims to fulfill. Through this case study, we tried to understand and improve the process of internationalization in its internal and external aspects, in this particular company.
Degree: Mestrado em Gestão
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_ricardo_nicolau_marcos.pdf1,81 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.