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http://hdl.handle.net/10071/11391
Author(s): | Pinto, Maria João Paiva Ruas Baessa |
Advisor: | Martins, Eduardo Maria Costa Dias |
Date: | 2015 |
Title: | Estado, poderes linhageiros, poderes religiosos Muçulmanos nos Macuas de Nacala: Oposições, ambiguidades e convergências |
Reference: | Pinto, M. J. P. R. B. (2015). Estado, poderes linhageiros, poderes religiosos Muçulmanos nos Macuas de Nacala: Oposições, ambiguidades e convergências [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/11391 |
ISBN: | 978-989-732-86-33 |
Keywords: | Linhagem Confraria -- Brotherhood Longue durée Muwene Pwiamwene Sheikhs Xehes Lineage Sufi orders |
Abstract: | A temática desta tese insere-se na problemática global das relações políticas tecidas no interior das sociedades islamizadas da África Subsariana e destas com o Estado e centra-se, entre outros aspectos, nas relações tecidas entre os “poderes” religiosos muçulmanos e os “poderes” linhageiros no seio das populações macua, em especial das populações macuas islamizadas (amakha) que vivem na região costeira de Nacala, província de Nampula, em Moçambique. O foco principal de análise foram as autoridades linhageiras - muwene/pwiamwene - e, encarnadas pela figura do dignitário político-religioso, as muçulmanas - sheikhs, xehes. Nesta tese, por um lado, pretendeu-se saber se, no contexto actual, o poder linhageiro e religioso se interceptam e, por outro lado, saber se em conjunto medeiam as relações entre populações e o Estado. Dito de outro modo, nesta tese pretendeu-se perceber que mecanismos e instrumentos detêm os poderes linhageiros e os poderes religiosos que lhes permitem, competindo entre si, apresentarem-se como interlocutores do Estado. This study is framed by a broader discussion on politics in sub-Saharan Africa Islamic societies, and their relationship with the state. Amongst other things, it discusses the religion and lineage “powers” amongst the Macua groups, in particular the amakha, the Islamized Macua groups that lives in Nacala coast (north of Mozambique). The focus is on the lineage authorities – muwene / pwiamwene – and the Muslim authorities, embodied in the historical figure of the political-religious dignitaries – sheikhs, xehes. The study aims to understand, on the one hand, if the lineage and religious powers intercept each other in the present context, and, on the other hand, whether they mediate together the relationship between the population and the state. In other words, the purpose of this study is to broaden our understanding on the instruments and mechanisms held by both religious and lineage powers that allows presenting themselves as state interlocutors, by competing against each other. |
Degree: | Doutoramento em Estudos Africanos |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-TD - Teses de doutoramento |
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