Skip navigation
User training | Reference and search service

Library catalog

EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/11171
acessibilidade
Title: Cruzamentos e encruzilhadas: um sistema de informação para um serviço de psicologia escolar
Authors: Oliveira, Pedro Miguel de
Orientador: Oliveira, Abílio Gaspar de
Keywords: Sistema de informação
Serviço de psicologia escolar
Orientação escolar e vocacional
Information system
School psychology service
Career guidance and counseling program
Issue Date: 2015
Citation: OLIVEIRA, Pedro Miguel de - Cruzamentos e encruzilhadas: um sistema de informação para um serviço de psicologia escolar [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/11171>.
Abstract: Os desafios que hoje em dia se colocam aos adolescentes são cada vez mais complexos. Desde os variados estímulos externos, às características individuais, muitos são os contributos que vão moldando a sua forma de pensar, aprender e (re)agir. Neste sentido, os contextos em que eles se inserem assumem, progressivamente, mais relevância no seu dia-a-dia, nomeadamente no que respeita ao meio escolar. É neste enquadramento que se destaca a importância de existir um sistema de informação que permita optimizar o trabalho dos psicólogos, e que se traduza numa clara mudança no desempenho organizacional de um serviço de psicologia escolar. Pretende-se assim modelar e propor um SI que permita reportar informação relevante, cruzando dados quantitativos e qualitativos resultantes de diferentes fontes, nomeadamente testes psicotécnicos aplicados num programa de orientação escolar e vocacional. Suportado na qualidade da informação gerada, cada psicólogo poderá desenvolver um acompanhamento personalizado, mais próximo dos interesses de cada estudante, numa procura incessante da melhor resposta, para cada encruzilhada, encontrada no caminho.
The challenges that adolescents face, nowadays, are increasingly complex. From the various external stimuli, to the individual characteristics, there are numerous factors that contribute to shape their thinking, learning and the way they behave and react. In this sense, the contexts in which they are inserted assume, progressively, more importance in their day to day life, particularly with regard to the school. It is in this framework that we highlight the importance of having an information system (IS) that would optimize the work of psychologists, and which results in a clear shift in the organizational performance, of a school psychology service. Our aim is to propose a model and a SI implementation that allows the production of reports with relevant information, crossing quantitative and qualitative data obtained from different sources, including psychometric tests applied in career guidance and counseling program. Based on the quality of information created, each psychologist can develop a personalized follow-up, closer to the interests of each student, in a constant search for the best answer for each crossroads that can be found along the way
Peer reviewed: Sim
URI: http://hdl.handle.net/10071/11171
Thesis identifier: 201146800
Designation: Mestrado em Informática Aplicada à Sociedade da Informação e do Conhecimento
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Tese Cruzamentos e Encruzilhadas... - Pedro Oliveira (2015) - SID.pdf7.69 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.