Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/11171
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Abílio Gaspar de-
dc.contributor.authorOliveira, Pedro Miguel de-
dc.date.accessioned2016-04-06T16:52:52Z-
dc.date.available2016-04-06T16:52:52Z-
dc.date.issued2015-
dc.date.submitted2015-10por
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Pedro Miguel de - Cruzamentos e encruzilhadas: um sistema de informação para um serviço de psicologia escolar [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/11171>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/11171-
dc.description.abstractOs desafios que hoje em dia se colocam aos adolescentes são cada vez mais complexos. Desde os variados estímulos externos, às características individuais, muitos são os contributos que vão moldando a sua forma de pensar, aprender e (re)agir. Neste sentido, os contextos em que eles se inserem assumem, progressivamente, mais relevância no seu dia-a-dia, nomeadamente no que respeita ao meio escolar. É neste enquadramento que se destaca a importância de existir um sistema de informação que permita optimizar o trabalho dos psicólogos, e que se traduza numa clara mudança no desempenho organizacional de um serviço de psicologia escolar. Pretende-se assim modelar e propor um SI que permita reportar informação relevante, cruzando dados quantitativos e qualitativos resultantes de diferentes fontes, nomeadamente testes psicotécnicos aplicados num programa de orientação escolar e vocacional. Suportado na qualidade da informação gerada, cada psicólogo poderá desenvolver um acompanhamento personalizado, mais próximo dos interesses de cada estudante, numa procura incessante da melhor resposta, para cada encruzilhada, encontrada no caminho.por
dc.description.abstractThe challenges that adolescents face, nowadays, are increasingly complex. From the various external stimuli, to the individual characteristics, there are numerous factors that contribute to shape their thinking, learning and the way they behave and react. In this sense, the contexts in which they are inserted assume, progressively, more importance in their day to day life, particularly with regard to the school. It is in this framework that we highlight the importance of having an information system (IS) that would optimize the work of psychologists, and which results in a clear shift in the organizational performance, of a school psychology service. Our aim is to propose a model and a SI implementation that allows the production of reports with relevant information, crossing quantitative and qualitative data obtained from different sources, including psychometric tests applied in career guidance and counseling program. Based on the quality of information created, each psychologist can develop a personalized follow-up, closer to the interests of each student, in a constant search for the best answer for each crossroads that can be found along the waypor
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectSistema de informaçãopor
dc.subjectServiço de psicologia escolarpor
dc.subjectOrientação escolar e vocacionalpor
dc.subjectInformation systempor
dc.subjectSchool psychology servicepor
dc.subjectCareer guidance and counseling programpor
dc.titleCruzamentos e encruzilhadas: um sistema de informação para um serviço de psicologia escolarpor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.peerreviewedSimpor
dc.identifier.tid201146800-
thesis.degree.nameMestrado em Informática Aplicada à Sociedade da Informação e do Conhecimento-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese Cruzamentos e Encruzilhadas... - Pedro Oliveira (2015) - SID.pdf
  Restricted Access
7,69 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.