Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/11148
Autoria: Abias, Severina Alice
Orientação: Seabra, Teresa de Jesus
Data: 2015
Título próprio: Trajetórias e expectativas escolares: o caso dos alunos do 9ºano de uma escola do Barreiro
Referência bibliográfica: ABIAS, Severina Alice - Trajetórias e expectativas escolares: o caso dos alunos do 9ºano de uma escola do Barreiro [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/11148>.
Palavras-chave: Desigualdades sociais e escolares
Expectativas
Trajetórias
Sucesso escolar
Ensino básico
Social and educational inequalities
Expectations
Trajectories
Elementary education
Resumo: Esta investigação enquadra-se nos estudos sobre as desigualdades sociais e escolares. Assim o nosso objectivo foi procurar perceber qual a influencia da origem social e ou familiar no desempenho escolar dos alunos do 9ºano, numa escola do Distrito de Setúbal. Na escola, na família , as instituições de ensino devem trabalhar, para que haja bons resultados ou bem para diminuição do insucesso escolar. Para isso questionamos : As condições sociais e estratégias educativas familiares influenciam nos bons resultados. Foram analisadas nesta investigação em termos gerais, o grupo etário, a escolaridade dos pais e sua influencia no sucesso e insucesso escolar dos filhos, a participação dos pais, a profissão e a situação na profissão e entre outros que consideramos importante neste trabalho. Utilizou-se como metodologia extensiva inquérito por questionários, o SPSS foi utilizado para análise dos dados, que foram 128 questionários individuais de alunos de uma escola no Distrito de Setúbal no Concelho do Barreiro, que com este trabalho permitiu conhecer o percurso escolar dos mesmos e suas formas de ver a escola. Uma das conclusões que tiramos no nosso trabalho, foi que o nível de escolaridade dos pais em si só não influencia para um bom desempenho escolar do aluno é preciso um envolvimento por parte da família. E neste processo à escola, os professores, a comunidade não podem ficar de parte têm que todos participar.
This research is within the framework of social and educational inequalities. We aim at understanding the influences of social and familiar origins on school performance of nine grade students, in a school at Distrito de Setúbal. The school and the family as institutions have to work in order to decrease school failure. Therefore we question: the social conditions and the family strategies influence the good outcomes. In this study, among various issues, we analysed the age group, the parental educational background, the profession and situation in the profession and their influence in success and failure of their children. The methodology used was the questionnaire, and for data analysis we used the SPSS. The questionnaires were applied to 128 individual from the Abovementioned School. This work contributed to know their educational path and their views about the school. We conclude that the social capital is influential though not strong independent predictor for good school performance. There is a need of a family involvement. Moreover, the school, the teachers, and the community have to participate
Designação do grau: Mestrado em Educação e Sociedade
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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