Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/11114
Author(s): Reis, Ana Sofia Gonçalves
Advisor: Carvalho, José Luís Mexia Fraústo Crespo de
Date: 2015
Title: Análise estratégica ao Grupo Corrêa & Terenas
Reference: REIS, Ana Sofia Gonçalves - Análise estratégica ao Grupo Corrêa & Terenas [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/11114>.
Keywords: Análise estratégica
Mercado têxtil
Comércio Internacional
Strategic analysis
Textile market
International trade
Abstract: Atualmente a estratégia é o motor que permite que as organizações cresçam e evoluam de forma íntegra. A partilha da cultura e valores empresariais é a receita para uma organização coesa e preparada para enfrentar todas as contrariedades e desafios que enfrenta. O presente caso de estudo reflete um exemplo prático, que permite aos diferentes utilizadores contactar com um caso real, aplicar os seus conhecimentos e desenvolver um conjunto de iniciativas exequíveis para solucioná-lo. O caso tem por base a empresa Corrêa & Terenas, que opera há mais de 20 anos na indústria têxtil e vestuário. A sua evolução neste mercado não tem sido regular e, a incapacidade de gerir certas ameaças do mercado, fizeram com que tivesse que se reestruturar e delinear uma nova estratégia. A sua vasta experiência nem sempre foi suficiente e determinadas opções estratégicas colocaram em causa o futuro da empresa neste mercado. As análises e modelos utilizados visam o conhecimento da envolvente interna e externa, a formulação dos princípios orientadores da estratégia e a caracterização do caminho a adotar, garantindo o desenvolvimento de um conjunto de vantagens competitivas inigualáveis. O objetivo final consiste numa renovação estratégica que permitirá à Corrêa & Terenas tornar-se mais competitiva, crescer na indústria têxtil e vestuário recuperando a sua quota de mercado e o seu distinto posicionamento
Currently strategy is the engine that enables organizations to grow and evolve in an integrated way. The sharing of cultural and business values is the recipe for a cohesive organization, prepared to face all the adversity and challenges. This case study reflects a practical example which allows the different users to come into contact with a real situation to apply their knowledge and develop a set of practical initiatives to solve it. The case is based on the company Corrêa & Terenas which has been operating for more than 20 years in the textile and clothing industry. Their evolution hasn't been regular and their inability to manage certain market threats means they have had to restructure and define a new strategy. Their vast experience hasn't always been enough and certain strategic choices have put in question the future of the company in this present market. The analyses and models used target the knowledge of internal and external surroundings, the formulation of the guiding principles of the strategy and the path to adopt, ensuring the development of a set of unique, competitive advantages. The ultimate goal consists of a renewed strategy that will allow Corrêa & Terenas to become more competitive, to grow in the textile and clothing industry in Portugal recovering their market share and distinctive positioning.
Degree: Mestrado em Gestão
Peerreviewed: Sim
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Análise estratégica ao Grupo Corrêa & Terenas 3 FINAL.pdf
  Restricted Access
2,29 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.