Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/11113
Author(s): Rocha, Ana Mafalda Pereira
Advisor: Costa, Cátia Miriam
Mendonça, Sandro
Date: 2015
Title: A ativação urbana bottom-up: fundo da arquitetura social e a Fábrica Braço de Prata
Reference: ROCHA, Ana Mafalda Pereira - A ativação urbana bottom-up: Fundo da arquitetura social e a Fábrica Braço de Prata [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/11113>.
Keywords: Bottom-up
Animação cultural
Criatividade
Inovação social
Revitalização urbana
Culture
Creativity
Social innovation
Urban revitalization
Abstract: Muitas cidades ao redor do mundo estão a testemunhar um crescente interesse numa gama de práticas urbanas micro espaciais que estão a redefinir os espaços urbanos. As iniciativas aqui em estudo são intervenções urbanas bottom-up que emergiram como um novo tipo de projetos locais em tempos de crise económica e social, como abordagens atuais, criativas e inovadoras com o intuito de resolver questões sociais e económicas. A arte, a cultura e a criatividade têm cumprido uma função essencial na inovação social, num ambiente social caracterizado pela tolerância da diferença e pela celebração do inconformismo, muitas vezes com o enfoque na revitalização urbana. Este estudo pretende analisar o contributo das iniciativas bottom-up para a revitalização do espaço e o seu modo de atuar. Parte-se da questão: “Como contribuem as iniciativas bottom--up para a inovação social e revitalização urbana, através da cultura e da criatividade?”, que é aplicada a dois estudos de caso, o Fundo de Arquitetura Social (FAS) e a Fábrica Braço de Prata (FBP), ambos da cidade de Lisboa, Portugal. A partir da análise teórica e da recolha empírica, tenta perceber-se se estas duas iniciativas resultam de facto em práticas de inovação social e revitalização urbana, através da cultura e da criatividade.
Many cities around the world are witnessing a growing interest in a range of spatial micro urban practices that are redefining the urban spaces. Initiatives under consideration here are bottom-up urban interventions that have emerged as a new type of local projects in times of economic and social crisis, as current approaches, creative and innovative in order to solve social and economic issues. The art, culture and creativity have fulfilled a key role in social innovation in a social environment characterized by the difference tolerance and celebration of nonconformity, often with a focus on urban revitalization. This study aims to analyze the contribution of bottom-up initiatives to revitalize the space and the way they act. It starts with the question: "How to contribute the bottom-up initiatives for social innovation and urban revitalization through culture and creativity," which is applied to two studies casao, the Fundo de Arquitetura Social (FAS) and Fábrica Braço de Prata (FBP), both in Lisbon, Portugal. From the theoretical analysis and empirical collection, this studie tries to realize if these two initiatives result in fact in social innovation practices and urban revitalization through culture and creativity
Degree: Mestrado em Gestão e Estudos da Cultura
Peerreviewed: Sim
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAPA - INDICE -TUDO.pdf3,99 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.