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dc.contributor.advisorMatos, Florinda Maria Carreira Neto-
dc.contributor.advisorRamos, Madalena-
dc.contributor.authorCorreia, Edite Maria de Jesus Pinheiro-
dc.date.accessioned2016-03-16T17:54:46Z-
dc.date.available2016-03-16T17:54:46Z-
dc.date.issued2015-
dc.date.submitted2015-09por
dc.identifier.citationCORREIA, Edite Maria de Jesus Pinheiro - As mulheres e o empowerment: tecnologias e redes sociais em Portugal [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/11100>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/11100-
dc.description.abstractEsta pesquisa realizada em vários países europeus, pretende fazer uma reflexão sobre a relação das mulheres com o poder e as novas tecnologias. Face à desigualdade das mulheres na concorrência com os homens para a obtenção de carreiras plenas nas organizações, interessa estudar as estratégias de mulheres que conseguiram ocupar cargos de elevada responsabilidade ou que estão em mobilidade ascendente nas organizações. Certamente, estes cargos exigem o conhecimento e domínio na utilização das mais recentes tecnologias. Mas será suficiente? A nossa pergunta de partida passa por tentar compreender como é que as tecnologias de informação e comunicação, nomeadamente a utilização de redes sociais, facilitam a ascenção hierárquica e o acesso das mulheres ao poder dentro das organizações. Em que medida e como é que a utilização destas ferramentas está a transformar-se em drivers estratégicos para o acesso ao poder nas suas diferentes formas. O método de pesquisa utilizado foi a pesquisa quantitativa, através da aplicação de um questionário modelo que foi utilizado por um grupo de pesquisa internacional em vários países europeus. No estudo de caso português, houve a necessidade de adaptar o questionário modelo, de modo a permitir uma melhor ligação aos objetivos desta investigação, sendo que por esse motivo foram introduzidas treze novas questões. O questionário foi aplicado a mulheres trabalhadoras por conta de outrem ou empresárias, com o objetivo de avaliar a forma como o uso de tecnologias sociais permitem o acesso ao poder destas mulheres. Os resultados demonstram que efetivamente o uso de tecnologias de informação e comunicação facilita o desenvolvimento profissional das mulheres.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectNovas tecnologiaspor
dc.subjectMulheres e tecnologiapor
dc.subjectEmpreendedorismo femininopor
dc.subjectLiderança no femininopor
dc.subjectEmpowermentpor
dc.subjectEstereótipos sociaispor
dc.subjectNew technologiespor
dc.subjectWomen and technologypor
dc.subjectFemale entrepreneurshippor
dc.subjectFemale leadershippor
dc.subjectEmpowermentpor
dc.subjectSocial stereotypespor
dc.titleAs mulheres e o empowerment: tecnologias e redes sociais em Portugalpor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.peerreviewedSimpor
dc.identifier.tid201011271-
thesis.degree.nameMestrado em Ciências do Trabalho e Relações Laborais-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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