Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/11092
Author(s): Oliveira, Raquel Cristiana Vidigal Ferreira de
Advisor: Neves, José Soares
Date: 2015
Title: Oferta educativa em museus de desporto e de clube: o museu Benfica Cosme Damião
Reference: OLIVEIRA, Raquel Cristiana Vidigal Ferreira de - Oferta educativa em museus de desporto e de clube: o museu Benfica Cosme Damião [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/11092>.
Keywords: Serviço educativo
Desporto
Museu de clube
Programação museológica
Education
Sports
Sports club museum
Cultural program
Abstract: Na presente dissertação de mestrado, estudamos o serviço educativo em museus de desporto, em geral, e em museus de clube associados ao universo do futebol, em particular, procurando compreender se estes museus, cuja natureza dita uma série de desafios e potencialidades específicas, podem assumir uma função educativa significativa para o desenvolvimento positivo do cidadão e, em última instância, da comunidade. Para o efeito, procuramos discutir os conceitos e as teorias sobre os museus à luz da realidade vivenciada pelos museus que atuam na área do desporto e no contexto de um clube (“museus corporativos”). Recorremos, para isso, ao estudo do Museu Benfica – Cosme Damião com o intuito de perceber de que forma pode um museu de clube desenvolver uma oferta educativa que, integrando a programação, proporcione variadas experiências no âmbito da educação não-formal. Nesse sentido, analisamos as atividades realizadas por este museu durante o primeiro semestre do ano 2015, verificando quais são os públicos-alvo beneficiados, as temáticas mais abordadas e os formatos escolhidos. No final, concluímos que os serviços educativos em museus de desporto e de clube podem desenvolver uma programação museológica significativa.
This master thesis studies the educational service in sports museums, in general, and in sports club museums associated with the football universe, in particular, trying to understand whether this kind of museum, whose nature dictates a number of specific challenges and potentialities, can assume a significant educational role for the positive development of citizens and, ultimately, the community. To this end, we seek to discuss the concepts and theories about museums relating it with the reality experienced by the museums working with sports and living in the context of a sports club (“corporative museum”). We’ll study Museu Benfica – Cosme Damião in order to understand how a sports club museum can develop educational activities that, integrating the cultural program, provide wide-ranging experiences within the non-formal education scope. In this sense, we analyze the activities developed by this museum during the first semester of 2015, examining what are the most common audiences, themes and type of activities. At the end, we conclude that educational services in sports museums and sports club museums can create a relevant cultural program.
Degree: Mestrado em Gestão e Estudos da Cultura
Peerreviewed: Sim
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação completa.pdf
  Restricted Access
1,59 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.