Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/11036
Autoria: Costa, Helga Saraiva da
Orientação: Neves, José Soares
Vaz, Maria João
Data: 2015
Título próprio: A internet como ferramenta de comunicação museológica: o museu Benfica- Cosme Damião
Referência bibliográfica: COSTA, Helga Saraiva da -A internet como ferramenta de comunicação museológica: o museu Benfica- Cosme Damião [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/11036>.
Palavras-chave: Internet
Museu Benfica – Cosme Damião
Museus desportivos
Questionário
Visitantes
Web 2.0.
Internet
Sports museums
Questionnaire
Visitors
Web 2.0
Resumo: Os museus já não são espaços fechados, centrados em si próprios e nas suas coleções. Eles têm vindo a abrir-se cada vez mais ao mundo lá fora, na tentativa de acompanhar uma sociedade tecnológica em constante desenvolvimento. Começando pela Web 1.0, que levou os museus a digitalizarem as suas peças, vivemos agora intensamente a Web 2.0, que impactou sobretudo na democratização e partilha do conhecimento, não só fora, como também dentro dos museus. Conceitos como interação ou participação estão hoje no centro do mundo museológico e tudo pode estar a mudar com o advento da Web 3.0. Vamos perceber de que maneira estes conceitos teóricos estão a ser aplicados no dia-a-dia prático dos museus. Para o efeito, vamos estudar o caso do Museu Benfica – Cosme Damião, que tem as particularidades de ser um museu ainda recente, bastante tecnológico e um museu desportivo. Neste trabalho, vamos analisar os resultados de um questionário aplicado durante duas semanas aos visitantes do Museu Benfica – Cosme Damião, cujo intuito foi analisar o perfil destes visitantes, nomeadamente no respeitante à sua utilização das plataformas online em que este museu pode ser encontrada
Museums are no longer confined spaces, centered on themselves and on their own collections. They are opening their doors to the exterior world, hoping to follow a technological society that is always developing. Beginning with Web 1.0, which led museums to digitalize their pieces, we are now fully living Web 2.0, which impacted particularly in the democratization and sharing of knowledge, not only outside but also inside the museums. Nowadays, concepts like interaction or participation are in the center of the museums’ world and all this may be changing with the advent of Web 3.0. We will understand how these concepts are being applied. For this purpose, we will study the case of Museu Benfica – Cosme Damião, which has the particularities of being recent, quite technological and a sports museum. In this paper, we will analyze the results of a questionnaire applied during two weeks to the visitors of Museu Benfica – Cosme Damião, which seeks to analyze these visitors’ profile, namely in what concerns to their use of online platforms where this museum can be found
Designação do grau: Mestrado em Gestão e Estudos da Cultura
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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