Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/11015
Author(s): | Liunda, Palmira Licongue da Silva |
Advisor: | Sebastião, João Manuel Grossinho Campos, Joana |
Date: | 2015 |
Title: | Conhecer para mudar: CpM |
Reference: | LIUNDA, Palmira Licongue da Silva - Conhecer para mudar: CpM [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/11015>. |
Keywords: | Liderança escolar Diretores escolares Formação Ensino público angolano School leadership Formation Angolan public education |
Abstract: | O presente Projeto de Mestrado surge da necessidade de se construir um plano de
formação de formação de diretores escolares, através de um conjunto de ações de
formação denominadas “Conhecer para Mudar (CpM) ”, implantadas numa primeira fase em
Lubango (Angola), a fim de contemplar a concepção do caráter público da educação e da
busca de melhor qualidade social, baseada nos princípios da gestão democrática, olhando a
escola na perspetiva da inclusão social e da emancipação humana no contexto angolano. O
projeto CpM tem objetivo como básico contribuir com a formação efetiva de diretores
escolares da escola pública angolana, de modo a que disponham de conhecimentos teóricopráticos
que viabilizem uma educação escolar básica com qualidade social, a fim de
combater a evasão escolar nos anos iniciais da vida escolar em Angola. O projeto CpM foi
concebido a partir dos resultados do diagnóstico realizado através de pesquisa de
informação sobre o sistema educativo angolano e a realização de entrevistas a 30 diretores
escolares de Lubango, com módulos formativos presenciais correspondentes as
necessidades identificadas no diagnóstico, com particular enfoque nos dominios científicos
da Gestão e Liderança Escolar. O plano de formação proposto é composto por 10 módulos:
Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira Escolar, Organização e Gestão Escolar,
Métodos Estatísticos para Organizações Escolares, Educação Especial Infantojuvenil,
Iniciação em Língua Estrangeira (Inglês/Francês), TIC na Gestão Escolar, Avançado em
Língua Estrangeira para Fins Científicos, Delinquência no Contexto Escolar e Formação de
Diretores formadores. This current Master's Project arises from the need to build a training plan of formation of school principal, through a set of called actions "Conhecer para Mudar (CpM)", initially deployed in Lubango (Angola) in order to contemplate the design of the public character of education and better quality social search, based on the principles of democratic management, looking at the school in perspective of social inclusion and human emancipation in the Angolan context. The CpM project has aimed to contribute to the effective training of school principals of the Angolan public school, so that they have theoretical and practical elements that enable a basic school education with social quality in order to combat truancy in the initial years of school life in Angola. The CpM project is constructed from a diagnosis through the use of interview with 19 open-ended questions in a sample of 30 school principals of Lubango, with face-to-face training modules relating to deficits pointed to by the diagnosis, with a focus on scientific domains of School Management and Leadership. The proposed training plan consists of 10 modules: Human Resources Management, Financial Management, School Organization and Management, Statistical Methods for School Organizations, Children's Special Education, Initiation in Foreign Language (English/French), ICT in School Management, Advanced Foreign Language for Scientific Purposes, Delinquency in the School Context and Formation of Principals Trainers |
Degree: | Mestrado em Administração Escolar |
Peerreviewed: | Sim |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
VERSÃO IMPRESSÃO-27outubro2015.pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.