Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/1099| Author(s): | Branco, Jorge Freitas Barros, Miriam |
| Date: | 2007 |
| Title: | Etnografia dum lugar tecnológico. O campus da Alameda (IST, Lisboa) |
| ISBN: | 978-972-8964-07-8 |
| Keywords: | Instituto Superior Técnico Engenheiros Endogeneização Engineers Technology Ethnography Etnografia Endogenization Portugal Colecções instrumentos científicos Scientific instruments collections |
| Abstract: | O Instituto Superior Técnico (IST) é uma instituição destinada à formação universitária de engenheiros, criada de imediato pela república (1911). A pretexto do centenário iminente propõe-se uma leitura espacial e artefactual do seu campus, a fim de equacionar sectores, tempos e territórios em que se verificaram os principais processos de endogeneização de tecnologias na sociedade portuguesa. Analisa-se a configuração do campus como sendo uma resultante de territorialidades em tensão no interior do universo das engenharias (civil, minas, electricidade, química, mecânica). Desta dinâmica espacial nasce um cenário propício à formação de colecções: de artefactos técnicos e de artefactos de memória. O caso das oficinas exemplifica o contexto de aparecimento destas duas categorias de objectos. A sucessão de gerações de pessoas e de instrumentos produz uma acumulação de significados e de coisas relativas ao passado, colocando a instituição perante o desafio de institucionalizar a reflexão sobre o papel a atribuir às colecções. Sendo um expoente entre os lugares da modernidade, o campus da Alameda é uma plataforma produtora e indutora de culturas profissionais. Tanto no passado como no presente elas servem para rasgar vias de incorporação de tecnologias na sociedade. |
| Peerreviewed: | Não |
| Access type: | Open Access |
| Appears in Collections: | DA-CLI - Capítulos de livros internacionais |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Branco_Barros_2007.pdf | 206,24 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.












