Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/10976
Author(s): Mendonça, Ana Filipa Rego
Advisor: Matos, Pedro
Date: 2014
Title: Alianças estratégicas internacionais: o caso da CELCOM
Reference: MENDONÇA, Ana Filipa Rego - Alianças estratégicas internacionais: o caso da CELCOM [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/10976>.
Keywords: Alianças estratégicas
Comunicações móveis
Internacionalização
Strategic alliances
Mobile communications
Internationalization
Abstract: Esta dissertação tem como principal objectivo apontar o caminho mais eficiente para a Internacionalização dentro das estratégias possíveis, em especial, as alianças estratégicas internacionais, tendo por base a CELCOM com vista expandir o seu negócio. A CELCOM é uma das maiores empresas de telecomunicações asiáticas. Operando apenas por ora, exclusivamente na Malásia, apresentou de 2011 para 2012 um crescimento de cerca de 8,5%. Para que este crescimento, no mínimo, se continue a verificar é essencial que a empresa diversifique a sua oferta. O seu mercado nacional, o da Malásia, é caracterizado por um elevado número de “players” onde a concorrência é criticamente elevada. Das várias opções estratégicas disponíveis, a Internacionalização é a mais viável para conduzir a estes objectivos em especial o estabelecimento de uma aliança estratégica com uma empresa cujo “core-business” cubra áreas ainda não exploradas pela CELCOM. O projecto a estabelecer entre a CELCOM e outra empresa no âmbito de uma aliança estratégica internacional, terá de obedecer a critérios-chave rigorosos e eficazes. Nesta dissertação, iremos demonstrar a viabilidade desta opção que deverá ser o passo seguinte para a CELCOM se expandir.
This dissertation examines several possible strategies for internationalization, with a special focus on international strategic alliances, in order to point out the most efficient of them for enabling CELCOM to enlarge its business. CELCOM is one of the biggest Asian telecommunications company. Although operating only in Malaysia for the time being, it grew about 8,5% between 2011 and 2012. In order to keep, at least, this level of growing it is necessary that the company diversifies its offer. Its national market in Malaysia is characterized by a high number of players and by a critical high level of competition. From the several available strategic options, Internationalization is the most viable for attaining these goals, namely through the setting up of a strategic alliance with a company whose core-business covers areas not yet explored by CELCOM. The project between CELCOM and other company in the framework of an international strategic alliance will have to comply with strict and effective key criteria. In this dissertation we will demonstrate the viability of this option that should become the next step on CELCOM’s expansion.
Degree: Mestrado em Gestão
Peerreviewed: Sim
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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Tese Ana Mendonça_Alianças Estratégicas Internacionais-Abril 2014.pdf
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