Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/10965
Author(s): Lourenço, Pedro Miguel Ferreira
Advisor: Soares, Luís Eduardo de Pinho Ducla
Nunes, Paulo Jorge Lourenço
Date: 2015
Title: Retocagem digital
Reference: LOURENÇO, Pedro Miguel Ferreira - Retocagem digital [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/10965>.
Keywords: Retocagem digital
Edição de Imagem
Correção de imagem
Digital retouching
Image inpainting
Editing of the image
Image correction
Abstract: A correção e edição de imagem e de vídeo têm vindo a proliferar. Neste tipo de atividades, utiliza-se normalmente uma técnica que tem tido uma aceitação cada vez mais crescente com o passar do tempo, a técnica do Retocagem Digital. O primeiro algoritmo matemático capaz de traduzir o trabalho humano em trabalho computacional, surgiu em 2000 através de Bertalmio e Sapiro. De notar é que, na correção de imagem e de vídeo, o principal foco desta técnica é essencialmente corrigir pequenos “erros”, os quais são detetáveis ao olho humano leia-se “olho nu” numa imagem. Alguns exemplos podem ser enumerados, desde riscos, ou pontos de poeira, até a remoção de outros objetos como os logotipos, marcas de água (watermarks), pessoas, etc. Sendo assim, o objetivo principal tornar essas modificações impercetíveis na imagem. Posto isto, consideraram-se assim diferentes técnicas que são usadas para corrigir os diferentes problemas supracitados. Estas técnicas podem englobar uma parte mais pequena da imagem na qual se tem de ter em conta apenas a dispersão de cores numa matriz bastante povoada e dispersa, ou na parte maior da imagem, na qual se tem em conta essencialmente quais são os pixéis vizinhos ou até mesmo as cores desses pixéis, de modo a manter a coerência no preenchimento de cada pixel, considerando uma dada área.
Digital image and video correction and editing have been proliferating. This kind of activities rely on techniques, usually know as Digital Inpainting or Digital Retouching, that have been increasingly growing in popularity as well as acceptance in the course of time. Digital Retouching techniques are relatively recent, becoming popular since the year 2000, and are nowadays widely used in several areas. In image and video correction, the main objective of this technique is essentially to correct "imperfections" that are detectable by the human eye, known as "naked eye". This "imperfections" correction may consist of image scratches or dust spots removal, up to the removal of larger objects such as logos, watermarks, people, etc. Nevertheless, the main goal of Digital Retouching is to make these changes imperceptible to the human viewer or as natural as possible. This Dissertation considers different techniques that are used to correct the several problems. It was developed a Digital Retouching application to evaluate the performance of various techniques mentioned above through image quality metrics.
Degree: Mestrado em Engenharia de Telecomunicações e Informática
Peerreviewed: Sim
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Retocagem Digital_Pedro Lourenço-61354.pdf5,45 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.