Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/10874
Author(s): Segurado, Rita Martins
Advisor: Ramalho, Nelson
Date: 2015
Title: Gestão de recompensas e perfil motivacional em profissionais de TI: papel na prevenção da rotatividade externa
Reference: SEGURADO, Rita Martins - Gestão de recompensas e perfil motivacional em profissionais de TI: papel na prevenção da rotatividade externa [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/10874>.
Keywords: Intenção de saída
Compromisso organizacional
Bem-estar
Profissionais TI
Recompensas
Motivação
Turnover intention
Organizational commitment
Well-being
IT professionals;
Rewards
Motivation
Abstract: Os profissionais de Tecnologias de Informação apresentam taxas de rotatividade externa bastante acentuadas que se traduzem em custos substanciais para os empregadores e o sector em geral. Com o propósito de alargar o âmbito dos estudos realizados nesta temática, esta investigação propõe-se testar de que forma a relação entre os Total Rewards e o perfil motivacional interagem para explicar a intenção de saída nestes profissionais (tomando o bem-estar e o compromisso organizacional como mediadores). Um inquérito, aplicado a uma amostra de 145 profissionais da área mostrou casos de interação entre o bem-estar, a motivação e as políticas de recompensas que apresentam um efeito significativo e combatem a intenção de saída voluntária. Há assim uma maior necessidade de reconceber as políticas de recompensas, quer nos benefícios, como aposta na formação, recursos no local de trabalho e autonomia
IT professionals have high employee turnover which translate into substantial costs for employers and the industry at large. With the purpose of extending research on this topic, this study set itself the aim of testing how Total Rewards interact with the motivational profile in explaining the intention to exit (taking well-being and organizational commitment as mediators). A survey with a sample of 145 IT professionals show cases of interaction between well-being, motivation, and reward policies that have a significant effect and lower intention of voluntary exit. There is a higher need to reconceive reward policies, both regarding benefits, as well as betting in training, resources at the job, and autonomy.
Degree: Mestrado em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos
Peerreviewed: Sim
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_ECSH_DEP_Dissertacao_Rita Segurado.pdf1,47 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.