Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/10740
Author(s): Mateus, David Filipe Silvestre
Advisor: Rebelo, José
Carvalho, Susana de
Date: 2015
Title: Análise retórica da identidade institucional: o caso Portugal Telecom
Reference: MATEUS, David Filipe Silvestre - Análise retórica da identidade institucional: o caso Portugal Telecom [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/10740>.
Keywords: Identidade
Auto-reconhecimento
Discurso institucional online
Teoria argumentativa aristotélica
Identity
Self-recognition
Online institutional discourse
Aristotle’s argumentative theory
Abstract: Atualmente, conceitos como Identidade e Imagem são fulcrais para a atividade e vigência de uma organização como a Portugal Telecom, uma multinacional líder de mercado em Portugal. A identidade (conceito interior de emissão) encontra-se nos valores institucionais e missão, sendo valores instrínsecos e transversais a toda à sua actividade organizacional, contudo, o conceito de imagem também prima pela sua importância, especialmente na vertente de interiorização identitária – o auto-reconhecimento. A imagem (conceito exterior de recepção) reporta-se especificamente ao que é transmitido ao público de uma organização, tendo por base a sua identidade revelando-se, por conseguinte, em auto-reconhecimento, tornando-se o espelho interno da organização. Ambos os conceitos devem encontrar-se devidamente alinhados através de uma narrativa retórica clara, explicíta e em concordância que permitirá uma comunicação facilitada entre organização e público. O estudo de caso alvo desta dissertação pretende determinar qual o alinhamento entre ambos os conceitos através da análise do discurso institucional online da Portugal Telecom no seu website oficial, com recurso a técnicas discursivas como metodologia do estudo.
Nowadays, concepts like Identity and Image are essential to the activity and practices of a well-known organization like Portugal Telecom, a multinational organization leader in Portugal. The identity (interior concept of emission) refers to its institutional values and mission, thus being intrinsic and transversal to the organization and its activity as a whole, however, the concept of image also has its value, especially when it undertakes in the process of auto-recognition. Image (exterior concept of reception) relates specifically to what is transmitted to the organization’s publics and is based in its identity and consequently becoming the organizations inner mirror. Both concepts need to be aligned through the use of a clear and explicit rhetoric narrative since a perfect match between these concepts results in an easier communication between the organization and its publics. This study case pretends to determine the level of alignment between both concepts through the analysis of Portugal Telecom’s institutional discourse via online in its official website, using discursive techniques as methodology for this study.
Degree: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Peerreviewed: Sim
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.