Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/10667
acessibilidade
Title: Criação e implementação de um programa de prevenção do bullying numa escola de Jardim de infância e 1º ciclo portuguesa
Authors: Silva, Clara Maria Monge Salvado Ribeiro da
Orientador: Lopes, Diniz Marques Francisco
Keywords: Bullying
Programa de prevenção
Relações sociais positivas
Prevention program
Positive social relationship
Issue Date: 2015
Citation: SILVA, Clara Maria Monge Salvado Ribeiro da - Criação e implementação de um programa de prevenção do bullying numa escola de Jardim de infância e 1º ciclo portuguesa [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/10667>.
Abstract: O bullying escolar é um fenómeno com uma taxa de prevalência em Portugal bastante elevada. As situações de bullying na infância, revelam consequências bastante graves na vida da criança (como o abuso de substâncias), quando a situação não é tratada. Este trabalho surgiu através da necessidade da escola ABC diminuir os valores de violência entre pares e de bullying escolar, pelo desenvolvimento de um programa de prevenção de bullying, para o jardim de infância e primeiro ano do primeiro ciclo. Pela revisão de literatura que expomos de seguida, poderemos verificar que o programa de prevenção que trabalhe o desenvolvimento de competências sócio emocionais, irá diminuir as altas taxas de bullying. A nossa amostra é constituída por 30 alunos do jardim de infância e do primeiro ano do primeiro ciclo da escola ABC. Estes alunos serão dividididos em dois grupos, onde cada grupo terá 15 participantes. As idades dos participantes variam entre 4 e 7 anos. O programa Bullying, Não! irá ser baseado no modelo ecológico de Bronfenbrenner (1977). Tendo em conta a idade dos participantes, optou-se por fazer uma breve explicação do conceito de bullying na primeira sessão, e todas as outras sessões tem como objetivo promover as competências sócio emocionais necessárias à criação de relações sociais positivas. Espera-se uma melhoria na construção das relações sociais positivas, de forma a diminuir as situações de agressão e bullying entre pares. Por parte da comunidade educativa, espera-se conseguir facilitar a identificação dos sinais de alarme, de forma a poderem intervir mais cedo nas situações de bullying e diminuir as suas consequências na vida das crianças.
The school bullying is a phenomenon with a high prevalence rate in Portugal. The bullying situations in childhood, reveal quite serious consequences in the child's life (such as substance abuse), when the situation is left untreated. The school ABC needs to decrease the values of peer violence and school bullying. This work born to decrease this necessity, by developing a bullying prevention program for kindergarten and first year of the first cycle. For the literature review, we may find that the prevention program that works to develop social emotional skills, will reduce the high bullying rates. Our sample consists of 30 kindergarten students and first year of the first ABC school cycle. These students will be divided into two groups, where each group will have 15 participants. The age of the participants varies between 4 and 7 years. Our program will be based on environmental model of Bronfenbrenner (1977). Taking into account the age of the participants, it was decided to make a brief explanation of the concept of bullying in the first session and all other sessions aims to promote social emotional skills needed to create positive social relationships. It is expected an improvement in the construction of the positive social relationships, in order to reduce situations of aggression and bullying peer. In the group with the educational community, it is expected to facilitate the identification of warning signs, so that they can intervene earlier in bullying situations and reduce the consequences in the lives of children.
Description: Mestrado em Psicologia Social e das Organizações. / The PsycINFO Content Classification Code system: 3000 Psicologia Social 3020 Grupo & Processo Interpessoal 3560 Dinâmicas de sala & Ajustamento de estudantes & Atitudes
Peer reviewed: Sim
URI: http://hdl.handle.net/10071/10667
Thesis identifier: 201068583
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Tese Completa Clara Salvado.pdf12.32 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.