Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/1057
Autoria: Castro, Paula
Monteiro, Maria Benedicta
Data: 1996
Título próprio: Imagens da infância: Crenças e valores das mães com filhos na escola primária
Título da revista: Sociologia, Problemas e Práticas
Número: 21
Paginação: 93-119
Referência bibliográfica: Castro, P. & Monteiro, M. B. (1996). Imagens da infância: Crenças e valores das mães com filhos na escola primária. Sociologia, Problemas e Práticas, (21), 93-119. http://hdl.handle.net/10071/1057
ISSN: 0873-6529
Palavras-chave: Crenças parentais
Valores
Desenvolvimento infantil
Resumo: Este estudo teve como objectivos 1) caracterizar as dimensões de representação do desenvolvimento e da educação das crianças, a partir das crenças e dos valores parentais neste domínio, e 2) identificar alguns dos factores responsáveis pela sua variação. 311 mães de crianças do 1º e 2º anos de escolaridade em três escolas públicas de Lisboa responderam a um questionário que integrava ideias específicas sobre o desenvolvimento e a educação (crenças), e inquiria sobre as características ideias para os filhos, quando na fase adulta (valores), e sobre a duração da infância e da adolescência (etapas da vida). A amostra de mães foi caracterizada em termos socio-económicos, grau de experiência materna, sexo da criança e percepção comparativa dos filhos. Uma AF em Componentes Principais mostrou a saliência de cinco dimensões de significado das crenças: Tradição, Auto-Regulação, Inatismo, Controlo e "Bom-selvagem". A variação da intensidade destas crenças, bem como das crenças maternas sobre as etapas da vida foi, sobretudo, notória na clivagem socio-económica das respondentes. A AFC utilizada para a análise dos valores mostrou a sua organização semântica em torno de duas dimensões: "conservação-mudança" e "primazia a si/primazia a outro". A variação na partilha destes valores decorreu, uma vez mais, apenas da inserção dos sujeitos em categorias socio-económicas. Os resultados são discutidos à luz do modelo de Sigel et al. (1985; 1986; 1992) sobre as origens das crenças parentais.
).
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
article_hdl1057.pdf1,15 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.