Utilize este identificador para referenciar este registo:
                
    
    http://hdl.handle.net/10071/10565Registo completo
| Campo DC | Valor | Idioma | 
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Conboy, J. | - | 
| dc.contributor.author | Carvalho, C. | - | 
| dc.contributor.author | Santos, J. | - | 
| dc.contributor.author | Gama, A. P. | - | 
| dc.contributor.author | Tavares, D. | - | 
| dc.contributor.author | Fonseca, J. | - | 
| dc.contributor.author | Martins, D. | - | 
| dc.contributor.author | Salema, M. H. | - | 
| dc.contributor.author | Fiuza, E. | - | 
| dc.date.accessioned | 2016-01-06T18:27:38Z | - | 
| dc.date.available | 2016-01-06T18:27:38Z | - | 
| dc.date.issued | 2015 | - | 
| dc.identifier.issn | 0870-8231 | - | 
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/10565 | - | 
| dc.description.abstract | O presente estudo descreve o processo de construção e validação de uma escala que avalia a perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar. Os questionários foram aplicados a uma amostra de 1089 alunos do 6 º, 7 º, 9 º e 10º anos de escolaridade (mediana da idade =13 anos) em Portugal continental, a partir da qual foram extraídas duas sub-amostras aleatórias, sem valores missing. Uma sub-amostra foi submetida a análise fatorial exploratória, sendo a segunda sub-amostra sujeita a uma análise fatorial confirmatória. Embora a literatura aponte para duas dimensões, estes procedimentos conduziram a uma estrutura tridimensional: (a) Valorização pessoal/intrínseca, a = .74; (b) Valorização no sentido prático/utilitarista, a = .74; e (c) Sentimentos de pertença e bem-estar, a = .78. As escalas revelam-se úteis e adequadas para avaliar as perceções dos alunos sobre a sua identificação escolar. | por | 
| dc.language.iso | por | - | 
| dc.publisher | ISPA - Instituto Universitário | - | 
| dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/3599-PPCDT/121238/PT | - | 
| dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147300/PT | - | 
| dc.rights | openAccess | por | 
| dc.subject | Alunos dos ensinos básico e secundário | por | 
| dc.subject | Identificação escolar | por | 
| dc.subject | Construção de escalas | por | 
| dc.title | Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: construção e estudo psicométrico | por | 
| dc.type | article | - | 
| dc.pagination | 439 - 452 | - | 
| dc.publicationstatus | Publicado | por | 
| dc.peerreviewed | yes | - | 
| dc.journal | Análise Psicológica | - | 
| dc.distribution | Internacional | por | 
| dc.volume | 33 | - | 
| dc.number | 4 | - | 
| degois.publication.firstPage | 439 | - | 
| degois.publication.lastPage | 452 | - | 
| degois.publication.issue | 4 | - | 
| degois.publication.title | Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: construção e estudo psicométrico | por | 
| dc.date.updated | 2019-05-14T12:43:33Z | - | 
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - | 
| dc.identifier.doi | 10.14417/ap.1016 | - | 
| dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia | por | 
| dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação | por | 
| iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-25874 | - | 
| iscte.alternateIdentifiers.scopus | 2-s2.0-84958149913 | - | 
| Aparece nas coleções: | CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica | |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 1016_3763_1_PB.pdf | Versão Editora | 117,02 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | 
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.
          











