Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/10420
Author(s): Galinho, João José Plácido
Advisor: Passos, Ana Margarida
Date: 2015
Title: Adaptação da escala de comportamentos de aprendizagem em equipa à língua portuguesa
Reference: Galinho, J. J. P. (2015). Adaptação da escala de comportamentos de aprendizagem em equipa à língua portuguesa [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/10420
Keywords: Aprendizagem em equipa
Adaptação de escala
Psicologia organizacional -- Organizational psychology
Comportamento organizacional -- Organizational behavior
Team learning
Scale adaptation
Abstract: O presente trabalho focou-se na adaptação da escala de comportamentos de aprendizagem em equipa desenvolvida por Savelsbergh e colaboradores (2009) à língua portuguesa. A escala foi aplicada a um conjunto de 33 equipas de trabalho, a operar na área da prestação de cuidados de saúde primários, recolhendo um total de 267 respostas. Os resultados obtidos sugerem um ajustamento satisfatório para um modelo de 1 fator agregador dos 28 itens que constituem a escala ao contrário da proposta original que sustentava a existência de 8 fatores. O índice relativo aos comportamentos de aprendizagem em equipa resultante dos itens da escala apresentou uma elevada consistências interna (α=0,983) e provou correlacionar-se positivamente com os processos de eficácia adaptativa da equipa (r = 0,875; p-value < 0,01) provando ser um bom preditor dos mesmos. Estes resultados suportam a validade preditiva da medida de aprendizagem em equipa. Estes resultados apontam para a necessidade de desenvolver estudos futuros de modo a explorar e clarificar a forma de representar a estrutura fatorial dos comportamentos de eficácia em equipa e, deste modo, apresentar um instrumento de medida adaptado a essa representação.
An empirical study was conducted to adapt the Multidimensional Measurement Instrument for Team Learning Behaviors (Savelsbergh et al., 2009) to the Portuguese language. The instrument was administrated to 33 working teams, which comprised a total of 267 individuals, working in primary healthcare institutions. The results suggest a marginal fit of an one factor model to represent the factorial stricter of the team learning behavior [X2 (342) = 1071,33; p ≈ 0,000; RMSEA = 0,089; CFI = 0,916 (X2/df = 3,123) e SRMR = 0,0318]. The adapted scale showed a good internal consistency (α=0,983) and proved to be a solid predictor of team adaptation (r = 0,875; p-value < 0,01). This finding point out the need for further studies that analyze the factorial structure of the team learning construct and, thus, allow the presentation of an adjusted measurement instrument
Degree: Mestrado em Psicologia Social e das Organizações
Peerreviewed: Sim
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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