Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/10394
acessibilidade
Title: Plano de negócio: Home in time
Authors: Marçal, Inês Baptista
Orientador: Rodrigues, Miguel
Keywords: Plano de negócio
Decoração
Inovação
Internet
Business plan
Decoration
Inovation
Issue Date: 2014
Citation: MARÇAL, Inês Baptista - Plano de negócio: Home in time [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/10394>.
Abstract: Nos últimos anos, assistimos a uma mudança no mercado Português de Decoração de Interiores caracterizada por maior leque de novas marcas e ofertas. Constatamos isso não só pelo lançamento em Portugal de algumas marcas já com elevada notoriedade internacional, nomeadamente a abertura do IKEA em 2004 - uma companhia privada de origem sueca especializada na venda de produtos domésticos de baixo custo; a expansão do Leroy Merlin - uma rede de lojas de materiais de construção, decoração, jardinagem e bricolagem; como também pela influência de programas televisivos que se dedicam à renovação de espaços como o “Querido, Mudei a Casa!”, já no ar há mais de 9 anos. O IKEA revolucionou este mercado e despertou novas ideias. No entanto, apesar do facilitismo proporcionado por esta visão, a maioria das pessoas dispõe cada vez mais do seu tempo para a vida profissional, em detrimento da vida pessoal, o que diminui a disponibilidade para uma procura mais intensiva e diversificada de produtos de decoração. Neste ponto, encontrei a oportunidade de criar através de um site na internet um novo conceito de decoração de interiores. Para analisar a viabilidade deste conceito, foi realizada uma análise macro e micro ambiente e um estudo de mercado, que teve como objetivo não só a caracterização dos potenciais clientes, a validação do conceito e a oportunidade para comprar pela internet, como também a definição de objetivos, estratégias e políticas de implementação para o negócio. Por último foi realizada a viabilidade económico-financeira para garantir fluxos financeiros positivos.
In recent years we have witnessed a change in the Portuguese market of Interior Decoration with a growing range of new brands and offers. We can realize that, not only regarding the launch in Portugal of some brands with international notoriousness, as IKEA’s opening in 2004 - a Swedish private company specialized in the sale of domestic low-cost products; the growth of Leroy Merlin - a network of building, decorating, and gardening supply stores; as well as the influence of television programs dedicated to spaces renovation, like "Querido, Mudei a Casa!" already in the air for more than nine years. IKEA revolutionized this market and sparked new ideas. However, despite of the easiness given by this vision, the majority of people dispend more of their time working, impairing their personal life, which reduces the availability for a more intensive and diversified demand of decoration products. At this point, I found here the opportunity to create through a website a new concept of interior decoration. To analyze the feasibility of this concept, was made a macro and micro environment analysis and a study of the market, which aimed not only the characterization of potential customers, validating the concept and the opportunity to buy online, as well as the setting of objectives, strategies and implementation policies for the business. Finally the economic and financial viability were conducted to ensure positive cash flow.
Description: Mestrado em Marketing / Classificação JEL: L26 – Empreendedorismo; M31- Marketing
Peer reviewed: Sim
URI: http://hdl.handle.net/10071/10394
Thesis identifier: 201055082
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Projeto Tese Mestrado Inês v10 TB.pdf4.66 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.