Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/10245
Author(s): Pontes, Inês Teixeira
Advisor: Filipe, José Manuel de Sampaio Cruz
Date: 2014
Title: A estratégia numa empresa familiar: O caso Santini
Reference: Pontes, I. T. (2014). A estratégia numa empresa familiar: O caso Santini [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/10245
Keywords: Estratégia empresarial
Gelados artesanais
Business strategy
Empresa familiar -- Family business
Artisanal ice cream
Abstract: A escolha deste caso foi motivada pela recente evolução da pequena gelataria de Cascais, a Santini. Apresentando-se como uma exceção à generalidade das empresas familiares, que na sua maioria cessam atividade na passagem para a segunda ou terceira gerações, a Santini conta com sessenta e cinco anos de história e três gerações no fabrico de gelados artesanais. O negócio iniciou-se, primeiramente, na praia do Tamariz, no Estoril, passando depois por Cascais e mais recentemente por Lisboa, após um processo de reestruturação e reposicionamento com o apoio da família Botton, que entrou no negócio em 2009 para assegurar a gestão profissionalizada que a Santini precisava para expandir a marca. Neste caso de estudo são fornecidos os elementos necessários para a análise da evolução estratégica da Santini e para uma decisão sobre os próximos passos a adotar para que se mantenha uma empresa de sucesso numa indústria com elevada concorrência, como é a dos gelados. De entre os referidos elementos, destaca-se a entrevista realizada pela autora com Martim de Botton, administrador executivo da marca, e uma pequena investigação pessoal sobre a qualidade do serviço, que permitiram validar os dados previamente recolhidos em fontes de informação secundária como artigos e outras publicações sobre a Santini. O caso pretende ser uma ferramenta de formação na aplicação prática de conceitos de Gestáo e Estratégia Empresarial a ser usado tanto por estudantes como por profissionais destas áreas ou noutros contextos em que se mostre pertinente.
The choice of this case was motivated by the recent developments in Santini, the small ice cream shop from Cascais. Presenting itself as an exception to most family businesses, which mostly cease activity in the passage to the second or third generations, Santini has sixty-five years of history and three generations in the manufacture of homemade ice cream. The business began, first, at Tamariz beach, in Estoril, then in Cascais and most recently in Lisbon, after a restructuring and repositioning process with the support of Botton family, who joined the business in 2009 to ensure the professional management that Santini needed to expand the brand. In this case study are provided the necessary elements for the analysis of Santini’s strategic evolution and for a decision on the steps to take in order to stay successful in a high competition industry, such as the ice cream industry. Among those factors, it is worth mentioning the interview conducted by the author with Martim de Botton, Santini’s brand manager, and a short personal research on service quality, which helped to validate the data collected from secondary information sources such as articles and other publications related with Santini. This case study aims to be a tool for practical application in training courses covering management concepts and business strategy, to be used by both students and professionals in these areas or in other contexts where it is deemed appropriate.
Degree: Mestrado em Gestão
Peerreviewed: Sim
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_ines_teixeira_pontes.pdf
  Restricted Access
3,45 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.