Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/10198
Author(s): Matias, Mafalda Palma
Advisor: Carvalho, José Crespo
Date: 2013
Title: Plano de negócio: “Bolos da Mafalda”
Reference: Matias, M. P. (2013). Plano de negócio: “Bolos da Mafalda” [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/10198
Keywords: Cake design
Bolos
Empreendedorismo -- Entrepreneurship
Plano de negócio -- Business plan
Cakes
Abstract: O presente projecto consiste na elaboração do Plano de Negócio da empresa Bolos da Mafalda, uma empresa que se dedica à confecção de bolos e sua decoração. Os objectivos deste plano prendem-se essencialmente com a avaliação económica e financeira do projecto em causa, e sua posterior análise de viabilidade, bem como com a definição de uma estratégia de dinamização e reconhecimento da marca. O cake design assume cada vez mais dimensão nacional, em grande parte devido ao aumento do nível de desemprego registado nos últimos anos. Numa altura de crise, em que muitas pessoas se vêem obrigadas a arranjar trabalhos alternativos ou complementares, o cake design surge como uma opção para várias pessoas que viram na decoração de bolos uma oportunidade de fonte de rendimento extra. Há cada vez mais interessados nesta área e são cada vez mais os casos de pessoas que, por uma razão ou por outra, optam por se dedicar à decoração de bolos. Os Bolos da Mafalda surgiram precisamente nessa altura em que o cake design começou a desenvolver-se e a ter mais notoriedade e, por isso mesmo, analisar todo este contexto da envolvente será preponderante para a definição do caminho a seguir. Pretende-se, por isso, estabelecer uma estrutura de conteúdos que, depois de analisada, nos permita tomar decisões quanto ao futuro dos Bolos da Mafalda. Todos esses aspectos, bem como uma análise profunda realizada ao mercado e respectiva indústria, serão tidos em conta ao longo desta dissertação.
This project is based on the creation of a Business Plan based on Bolos da Mafalda - a company that is devoted to the confection and decoration of cakes. The purposes of this plan mostly concern the economic and financial evaluation of the mentioned project, its further feasibility analysis, as well as designing a strategy for brand promotion and awareness. Cake design is an increasing national subject, mostly due to the increasing unemployment rate of the late years. In a time that people are being forced to finding an alternative or a second job, cake design is emerging as an option for people who see in cake decoration an opportunity to earn an extra source of income. More and more people are interested in this field, and for some reason many people end up devoting to cake decoration. Bolos da Mafalda emerged during this precise period when cake design was developing and becoming well-known, and for this reason analyzing the surrounding context is required to finding the path to follow. Thus, this dissertation aims at designing a content structure that should be analyzed in order to support decision making regarding the future of Bolos da Mafalda. All these subjects, along with a deep market and industry analysis, will be taken into account during this dissertation.
Degree: Mestrado em Gestão
Peerreviewed: Sim
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_mafalda_palma_matias.pdf
  Restricted Access
1,72 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.