Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/10163
Autoria: Tavares, José Luís Correia
Orientação: Silva, Sílvia
Data: 2013
Título próprio: Organizational communication: A diagnosis in a logistics and distribution Portuguese company
Referência bibliográfica: Tavares, J. L. C. (2013). Organizational communication: A diagnosis in a logistics and distribution Portuguese company [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/10163
Palavras-chave: Comunicação organizacional -- Organizational communication
Clima de comunicação
Barreiras na comunicação
Communication climate
Communication barriers
Resumo: Qualquer que seja a sua forma ou razão de ser (raison d ' être), uma organização é constituída por pessoas que comunicam entre si através de inúmeras formas. Com as novas tecnologias, a comunicação presencial, cara-a-cara, foi perdendo a sua importância e frequência. Hoje em dia os colaboradores da maior parte das empresas, passa o maior parte do dia em frente a um computador, interagindo com os seus colegas, directos e indirectos, através de email ou sistemas de conversão abertos ou fechados. As novas tecnologias vieram facilitar e aumentar a rapidez na forma como se comunica, mas trouxeram consigo alguns malefícios, como o excesso de informação ou a desvalorização da comunicação entre os vários actores que compõem uma organização. Por ultimo, uma organização onde o clima comunicacional seja baseado em aberto, haja confiança, os colaboradores possa participar nos processos de decisão e haja suporte, provavelmente terá valores interessantes de produtividade e desempenho. Com base numa amostra de 75 colaboradores de uma Empresa com fins lucrativos, na área da Logística e Distribuição, foi efectuado um estudo de clima organizacional com foco na comunicação, onde se diagnosticaram algumas áreas/grupos de melhoria e eventual intervenção. Alem dos resultados descritivos, foram encontrados três com significância estatística, de onde podemos aferir que se podem extrapolar para toda a população que compõe a organização em estudo.
An organization is made up of people who communicate with each other through different ways no matter its mainspring. Communication face to face has been losing its importance and frequency with the new technologies. Nowaydays employees of most companies spends most of the time in front of a computer interacting with their workmates directly or indirectly via email or through open or closed conversation systems. New technologies have made it easier and have increased the speed in how we communicate with each other. However new technologies also brought some harm such as information overload or the fact that communication became less important among the several features which make up an organization. Finally, an organization where communication is open and there is trust, where employees can participate in decision-making and can be supported, will probably have good results of productivity and performance. A study about organizational climate was made in a profit Company, in the field of Logistics and Distribution. It was based on a sample of 75 employees and focused on communication where some areas/groups of improvement were diagnosed with some intervention. Besides the descriptive results, other three statistically results were found very important and from where we can measure that they can be extrapolated to all the population that makes up the organization under study.
Designação do grau: Mestrado em Gestão Internacional
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_jose_correia_tavares.pdf
  Restricted Access
1,97 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.