Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/10136
Author(s): Gonçalves, Nuno Filipe Marques
Advisor: Lage, Miguel da Cruz
Date: 2014
Title: O impacto da "Lei das 125" no mercado dos motociclos em Portugal
Reference: GONÇALVES, Nuno Filipe Marques - O impacto da "Lei das 125" no mercado dos motociclos em Portugal [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/10136>.
Keywords: Motociclos
Estratégia
Políticas rodoviárias
Crise
Oportunidades
Motorcycle
Strategy
Road policies
Crisis
Opportunities
Abstract: O estudo do mercado dos motociclos tem ocupado, nos últimos anos, um lugar muito discreto no meio académico. Contudo, a forte mudança que, neste sector de atividade, se verificou em resultado da adopção pela lei portuguesa da diretriz europeia que habilitava os detentores de uma licença de veículos de tipo B para a condução de motociclos de cilindrada até 125cc converte-o num objecto de estudo dotado de particular interesse, mais concretamente na área do marketing. A pesquisa exploratória realizada para este trabalho permitiu caracterizar de forma extensiva e sistemática as mudanças sofridas pelo mercado dos motociclos, pondo em evidência não só o aumento, mas também a diversificação nem sempre linear das vendas. Através dos instrumentos de pesquisa concebidos e implementados, descrevemos, ainda, as circunstâncias que permitiram aos agentes do sector formar uma expectativa a respeito do impacto da lei na área de negócio em que se encontravam envolvidos e atualizá-la de acordo com as variações registadas pelo mercado e, complementarmente, elencar, desenvolver e problematizar as estratégias por estes adoptadas no sentido de tirar partido das oportunidades que, de forma direta ou indireta, o novo quadro legal tem vindo a criar e a recriar ao longo dos últimos anos.
In recent years, the study of the motorcycle market has occupied a very discreet place in the academic world. However, Portuguese law's adoption of an European directive which allows the holder of a class B license for driving motorcycles with engine capacity up to 125cc produced a strong change in this business sector turns it into a object of study particularly interesting, specially in the marketing area. The exploratory research that sustained this study provided an extensive and systematic characterization of changes undergone by the motorcycle market, highlighting not only the growth, but also the diversification, not always linear, of sales. Through the research instruments designed and implemented, we also described the circumstances that allowed industry players to form an expectation about the law's impact in the their business area and to update it according to the market changes. In addition, we listed, developed and discussed the strategies they adopted in order to take advantage of opportunities that, directly or indirectly, the new legal framework has been creating and recreating for the past years.
Degree: Mestrado em Marketing
Peerreviewed: Sim
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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