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http://hdl.handle.net/10071/10136
Author(s): | Gonçalves, Nuno Filipe Marques |
Advisor: | Lage, Miguel da Cruz |
Date: | 2014 |
Title: | O impacto da "Lei das 125" no mercado dos motociclos em Portugal |
Reference: | GONÇALVES, Nuno Filipe Marques - O impacto da "Lei das 125" no mercado dos motociclos em Portugal [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/10136>. |
Keywords: | Motociclos Estratégia Políticas rodoviárias Crise Oportunidades Motorcycle Strategy Road policies Crisis Opportunities |
Abstract: | O estudo do mercado dos motociclos tem ocupado, nos últimos anos, um lugar muito
discreto no meio académico. Contudo, a forte mudança que, neste sector de atividade,
se verificou em resultado da adopção pela lei portuguesa da diretriz europeia que
habilitava os detentores de uma licença de veículos de tipo B para a condução de
motociclos de cilindrada até 125cc converte-o num objecto de estudo dotado de
particular interesse, mais concretamente na área do marketing.
A pesquisa exploratória realizada para este trabalho permitiu caracterizar de forma
extensiva e sistemática as mudanças sofridas pelo mercado dos motociclos, pondo em
evidência não só o aumento, mas também a diversificação nem sempre linear das
vendas. Através dos instrumentos de pesquisa concebidos e implementados,
descrevemos, ainda, as circunstâncias que permitiram aos agentes do sector formar
uma expectativa a respeito do impacto da lei na área de negócio em que se
encontravam envolvidos e atualizá-la de acordo com as variações registadas pelo
mercado e, complementarmente, elencar, desenvolver e problematizar as estratégias
por estes adoptadas no sentido de tirar partido das oportunidades que, de forma direta
ou indireta, o novo quadro legal tem vindo a criar e a recriar ao longo dos últimos
anos. In recent years, the study of the motorcycle market has occupied a very discreet place in the academic world. However, Portuguese law's adoption of an European directive which allows the holder of a class B license for driving motorcycles with engine capacity up to 125cc produced a strong change in this business sector turns it into a object of study particularly interesting, specially in the marketing area. The exploratory research that sustained this study provided an extensive and systematic characterization of changes undergone by the motorcycle market, highlighting not only the growth, but also the diversification, not always linear, of sales. Through the research instruments designed and implemented, we also described the circumstances that allowed industry players to form an expectation about the law's impact in the their business area and to update it according to the market changes. In addition, we listed, developed and discussed the strategies they adopted in order to take advantage of opportunities that, directly or indirectly, the new legal framework has been creating and recreating for the past years. |
Degree: | Mestrado em Marketing |
Peerreviewed: | Sim |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
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O impacto da Lei das 125 no mercado dos motociclos em Portugal_Nuno Gonçalves.pdf | 1,75 MB | Adobe PDF | View/Open |
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