Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/10117
Author(s): Cruz, Leonel Leite da
Advisor: Ferreira, Aristides Isidoro
Date: 2014
Title: Implementação de sistema de avaliação de um desempenho docente numa escola pública em São Tomé e Príncipe: que pertinência para desenvolvimento da escola e do pessoal docente – Caso Patrice Lumumba
Reference: CRUZ, Leonel Leite da - Implementação de sistema de avaliação de um desempenho docente numa escola pública em São Tomé e Príncipe: que pertinência para desenvolvimento da escola e do pessoal docente – Caso Patrice Lumumba [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/10117>.
Keywords: Profissionalismo
Competência
Avaliação e desempenho docente
Professionalism
Competence and teacher performance appraisal
Abstract: A conceção e implementação de qualquer sistema de avaliação de desempenho representa um conjunto de mudanças no funcionamento regular da escola. No entanto, os professores e mediadores concordam que é necessário a idoneidade no ato de avaliar e de observar para facilitar o aperfeiçoamento do pessoal docente e melhoria do ensino. Perante estas evidências, um dos objetivos centrais deste estudo reflete-se na implementação de um sistema de avaliação desempenho docente, com o propósito de identificar a pertinência no desenvolvimento da escola e do pessoal docente. Entretanto, a observação dos depoimentos obtidos das entrevistas conduzidas junto de docentes, possibilitou a descrição da importância da avaliação de desempenho docente e da idoneidade como um processo inovador. Os nossos dados destacam ainda a importância da avaliação desempenho na melhoria da perceção do progresso da escola e do pessoal docente em São Tomé. De alguma forma reforçam a importância do reconhecimento do mérito e da excelência, lançando pistas para futuros estudos e intervenções locais e nacionais.
The design and implementation of any system of performance appraisal implies a set of changes to the regular functioning of a school. However, teachers and facilitators agree the need for integrity in the act of evaluation and peer observation in order to facilitate staff development and improvement of teaching needs. Given this evidence, one of the main goals of the present study is reflected in the implementation of a system for evaluating teacher performance, with the purpose of identifying the relevance in the development of the school and teaching staff. However, data gathered through interviews conducted with teachers, enabled the description of the importance of evaluating teacher performance and promoting a process of integrity and innovation. Our data also highlight the importance of assessing performance in improving the perception of the progress of a school and teaching staff in São Tomé. This study reinforces the importance of recognition of merit and excellence, promoting directions for future studies and national and local interventions.
Degree: Mestrado em Administração Escolar
Peerreviewed: Sim
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Projeto_Final_ Leonel Cruz_2014_Mestrado em Administração Escolar..pdf
  Restricted Access
1,43 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.