Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/10103
Author(s): Gonçalves, Joana Catarina Guerreiro
Advisor: Tavares, Susana M.
Date: 2015
Title: Identificação organizacional e comportamentos de voz: exploração do efeito moderador do clima socio moral nas organizações
Reference: Gonçalves, J. C. G.(2015). Identificação organizacional e comportamentos de voz: exploração do efeito moderador do clima socio moral nas organizações [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/10103
Keywords: Comportamentos de voz
Identificação organizacional
Clima socio moral
Voice
Organizational identification
Socio moral climate
Abstract: Apesar da existência de vários estudos sobre o comportamento de voz, poucos relacionam estes comportamentos com o clima socio moral da organização. Este estudo pretende enriquecer a literatura ao analisar o efeito moderador da perceção de clima socio moral na relação entre a identificação organizacional e os comportamentos de voz. Com o intuito de analisar estas relações, aplicámos um questionário a 330 funcionários de 37 empresas portuguesas distintas entre si. Os resultados mostraram que os trabalhadores com níveis mais elevados de identificação organizacional utilizam comportamentos de voz promotora somente quando têm uma perceção positiva do clima socio moral. Estes resultados sugerem que juntamente com a identificação organizacional, a melhoria do clima socio moral organizacional é essencial para melhorar os comportamentos de voz dos empregados.
In spite of the existence of some studies about voice behavior, only a few relate these behaviors with the socio moral climate. This research intends to fill this gap by analyzing the moderating effect of the socio moral climate in the relationship between organizational identification and promotive voice behavior. Thus, we applied surveys composed by scales thoroughly validated to 330 employees of diversified organizations. The results revealed that the workers with higher levels of organizational identification have more promotive voice behaviors only when they have a positive perception of socio moral climate. These findings suggest that along with organizational identification, the improvement of organizational SMC is essential to enhance employee’s voice behavior.
Degree: Mestrado em Psicologia Social e das Organizações
Peerreviewed: Sim
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_joana_guerreiro_goncalves.pdf582,48 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.