Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/10070
acessibilidade
Title: A exploração de espaços culturais em meios rurais: educação e formação de novos públicos
Authors: Domingues, Mariana Teixeira
Orientador: Ferreira, Rui
Keywords: Sociedade rural
Arte
Cultura
Público infanto-juvenil
Educação artística
Rural society
Art
Culture
Young people
Art education
Issue Date: 2014
Citation: DOMINGUES, Mariana Teixeira - A exploração de espaços culturais em meios rurais: educação e formação de novos públicos [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/10070>.
Abstract: Em Portugal, o meio rural assume-se com características sociais particulares que muitas vezes se vêm marginalizadas no que toca a novos projetos para este público. Esta segregação pode ter os mais diversos motivos, mas na sua maioria resulta de uma descrença generalizada devido ao tipo de educação e costumes, associados à falta de informação desta população. O presente projeto pretende desmistificar alguns aspetos neste meio e aproveitar as potencialidades do meio rural na criação de novos públicos. Para que isso se faça sentir, é através da educação para o meio artístico e cultural que se focaliza este plano, de forma a investir nas crianças a esperança na construção de uma sociedade mais acessível e equilibrada. A inserção das atividades artístico-culturais na população infantil tem diversas repercussões assinaláveis, no que remete tanto ao seu crescimento ao longo da vida, mas também ao envolvimento dos seus encarregados neste setor. Estamos perante um projeto educativo o meio rural que se focaliza na criação de novos públicos para o setor cultural e artístico que pode ser aplicado em diferentes espaços rurais. Neste caso, de forma a exemplificar a sua viabilidade, foi escolhido um edifício centenário que reúne todas as condições para a experimentação das atividades propostas, situado na região de Leiria.
The rural areas in Portugal are assumed to have particular social characteristics which are often marginalized regarding new projects for this audience. This segregation may have all kinds of reasons, but it mostly results from the widespread disbelief due to the type of education and customs, in association to the lack of information of this population. This project aims to demystify some aspects of these areas and take advantage of the rural areas’ potential in creating new audiences. For this to be felt, this plan focuses on education on the artistic and cultural sectors, in order to invest in the children the hope to build a more accessible and balanced society. The insertion of artistic and cultural activities in the infant population has several notable repercussions which refer both to their growth throughout life, but also to the involvement of their guardians in this setor. We are standing before and educational project in rural areas which focuses on creating new audiences for art and the cultural setor and which may be applied in different rural areas. In this case, in order to illustrate its feasibility, a centenary building that gathers all the conditions for experimentation of the proposed activities in Leiria, was chosen.
Description: Projeto de Mestrado em Gestão Cultural / Classificação JEL M13 – Novas empresas e Startup companies L82 - Entertenimento; Media (Artes Performativas, Artes visuais, Broadcasting, Publicações, etc.)
Peer reviewed: Sim
URI: http://hdl.handle.net/10071/10070
Thesis identifier: 201036142
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
MarianaDomingues_MGC_ProjetoFinal.pdf3.54 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.