Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/10070
Autoria: Domingues, Mariana Teixeira
Orientação: Ferreira, Rui
Data: 2014
Título próprio: A exploração de espaços culturais em meios rurais: educação e formação de novos públicos
Referência bibliográfica: Domingues, M. T.(2014). A exploração de espaços culturais em meios rurais: educação e formação de novos públicos [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/10070
Palavras-chave: Sociedade rural
Arte
Cultura
Público infanto-juvenil
Educação artística
Rural society
Art
Culture
Young people
Art education
Resumo: Em Portugal, o meio rural assume-se com características sociais particulares que muitas vezes se vêm marginalizadas no que toca a novos projetos para este público. Esta segregação pode ter os mais diversos motivos, mas na sua maioria resulta de uma descrença generalizada devido ao tipo de educação e costumes, associados à falta de informação desta população. O presente projeto pretende desmistificar alguns aspetos neste meio e aproveitar as potencialidades do meio rural na criação de novos públicos. Para que isso se faça sentir, é através da educação para o meio artístico e cultural que se focaliza este plano, de forma a investir nas crianças a esperança na construção de uma sociedade mais acessível e equilibrada. A inserção das atividades artístico-culturais na população infantil tem diversas repercussões assinaláveis, no que remete tanto ao seu crescimento ao longo da vida, mas também ao envolvimento dos seus encarregados neste setor. Estamos perante um projeto educativo o meio rural que se focaliza na criação de novos públicos para o setor cultural e artístico que pode ser aplicado em diferentes espaços rurais. Neste caso, de forma a exemplificar a sua viabilidade, foi escolhido um edifício centenário que reúne todas as condições para a experimentação das atividades propostas, situado na região de Leiria.
The rural areas in Portugal are assumed to have particular social characteristics which are often marginalized regarding new projects for this audience. This segregation may have all kinds of reasons, but it mostly results from the widespread disbelief due to the type of education and customs, in association to the lack of information of this population. This project aims to demystify some aspects of these areas and take advantage of the rural areas’ potential in creating new audiences. For this to be felt, this plan focuses on education on the artistic and cultural sectors, in order to invest in the children the hope to build a more accessible and balanced society. The insertion of artistic and cultural activities in the infant population has several notable repercussions which refer both to their growth throughout life, but also to the involvement of their guardians in this setor. We are standing before and educational project in rural areas which focuses on creating new audiences for art and the cultural setor and which may be applied in different rural areas. In this case, in order to illustrate its feasibility, a centenary building that gathers all the conditions for experimentation of the proposed activities in Leiria, was chosen.
Designação do grau: Mestrado em Gestão Cultural
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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