Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/10051
Author(s): | Gomes, Maria José Pires Mota |
Advisor: | Sebastião, João Manuel Ávila, Patrícia |
Date: | 2015 |
Title: | O efeito da escola no desempenho escolar dos alunos |
Reference: | Gomes, M. J. P. M.(2015) O efeito da escola no desempenho escolar dos alunos [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/10051 |
Keywords: | Sociologia da educação Escola Desempenho escolar |
Abstract: | O desempenho escolar dos alunos tem sido uma preocupação da comunidade educativa e da sociedade em geral. Desde a década de sessenta, do século passado, que se tem procurado perceber as causas que levam os alunos a ter um desempenho escolar menos favorável. Deste modo, e embora existam estudos em Portugal que associem o desempenho escolar dos alunos ao efeito da escola, não são extensivos e de natureza estatística que permitam quantificar e medir o efeito da escola no desempenho escolar dos alunos que é o objetivo associado a esta investigação.
Neste contexto foi realizado este estudo que pretende percecionar a existência do efeito que o ambiente escolar tem no desempenho escolar dos alunos. Porque está provada relação existente entre os fatores sociais e os resultados escolares, foram agrupadas as escolas em três grandes grupos tendo em conta as origens sociais dos alunos que as frequentam. Em cada um destes grupos tentou perceber-se qual o efeito que as características da escola tinham no resultado obtido no exame de Língua Portuguesa e Matemática no final do 9.º ano de escolaridade, e, de entre o conjunto de fatores utilizado, quais deles melhor contribuem para a explicação do desempenho em cada uma das disciplinas. The academic performance of students has been a concern of the educational community and common society. Since the sixties of the past century, this has sought to understand the causes that lead students to have a less favorable school performance. Therefore, and although research in Portugal involving the academic performance of students at the school effect, are not extensive and statistical in nature to quantify and measure the school's effect on school performance of students is the goal associated with this research. In this context, the study wants find the existence of the effect that the school environment has on the academic performance of students. Why is proven relationship between social factors and educational outcomes, schools were grouped into three major groups taking into account the social origins of the pupils they teach. In each of these groups tried to realize what effect the school characteristics had the results of exams of 'Língua Portuguesa' and 'Matemática' at the end of 9th grade, and, from the set of factors used, which ones best contribute to the performance of explanation in each of the disciplines. |
Degree: | Mestrado em Educação e Sociedade |
Peerreviewed: | Sim |
Access type: | Restricted Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
master_maria_pires_gomes.pdf Restricted Access | 748,46 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.