Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/10051
acessibilidade
Title: O efeito da escola no desempenho escolar dos alunos
Authors: Gomes, Maria José Pires Mota
Orientador: Sebastião, João Manuel
Ávila, Patrícia
Keywords: Sociologia da educação
Escola
Desempenho escolar
Issue Date: 2015
Citation: GOMES, Maria José Pires Mota - O efeito da escola no desempenho escolar dos alunos [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/10051>.
Abstract: O desempenho escolar dos alunos tem sido uma preocupação da comunidade educativa e da sociedade em geral. Desde a década de sessenta, do século passado, que se tem procurado perceber as causas que levam os alunos a ter um desempenho escolar menos favorável. Deste modo, e embora existam estudos em Portugal que associem o desempenho escolar dos alunos ao efeito da escola, não são extensivos e de natureza estatística que permitam quantificar e medir o efeito da escola no desempenho escolar dos alunos que é o objetivo associado a esta investigação. Neste contexto foi realizado este estudo que pretende percecionar a existência do efeito que o ambiente escolar tem no desempenho escolar dos alunos. Porque está provada relação existente entre os fatores sociais e os resultados escolares, foram agrupadas as escolas em três grandes grupos tendo em conta as origens sociais dos alunos que as frequentam. Em cada um destes grupos tentou perceber-se qual o efeito que as características da escola tinham no resultado obtido no exame de Língua Portuguesa e Matemática no final do 9.º ano de escolaridade, e, de entre o conjunto de fatores utilizado, quais deles melhor contribuem para a explicação do desempenho em cada uma das disciplinas.
The academic performance of students has been a concern of the educational community and common society. Since the sixties of the past century, this has sought to understand the causes that lead students to have a less favorable school performance. Therefore, and although research in Portugal involving the academic performance of students at the school effect, are not extensive and statistical in nature to quantify and measure the school's effect on school performance of students is the goal associated with this research. In this context, the study wants find the existence of the effect that the school environment has on the academic performance of students. Why is proven relationship between social factors and educational outcomes, schools were grouped into three major groups taking into account the social origins of the pupils they teach. In each of these groups tried to realize what effect the school characteristics had the results of exams of 'Língua Portuguesa' and 'Matemática' at the end of 9th grade, and, from the set of factors used, which ones best contribute to the performance of explanation in each of the disciplines.
Description: Tese submetida como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Educação e Sociedade
Peer reviewed: Sim
URI: http://hdl.handle.net/10071/10051
Thesis identifier: 201022850
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Tese - Completo - versão final.pdf748.46 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.