Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/10030
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Almeida, A. N. de | - |
dc.contributor.author | Alves, N. A. | - |
dc.contributor.author | Delicado, A. | - |
dc.contributor.author | Carvalho, T. | - |
dc.date.accessioned | 2015-10-27T18:12:54Z | - |
dc.date.available | 2015-10-27T18:12:54Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.issn | 0003-2573 | por |
dc.identifier.uri | https://ciencia.iscte-iul.pt/public/pub/id/12989 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/10030 | - |
dc.description.abstract | The article contributes to the theoretical debate around childhood as a generation, in view of the social changes brought about by the use of information and communication technologies by children and adults. It is based on a questionnaire survey to students in elementary education and on in-depth interviews with children and parents. The findings challenge both the notion of children as the dominated side in power/knowledge relations between generations and the technological determinism that sees them as digital natives, by highlighting the key role of family background, namely social divides. | por |
dc.description.abstract | O artigo pretende contribuir para o debate teórico sobre a infância como geração, à luz das transformações sociais associadas ao uso das novas tecnologias por crianças e adultos. Tem por base empírica um inquérito por questionário a alunos do ensino básico e um conjunto de entrevistas em profundidade a crian- ças e pais. Os resultados põem em questão tanto a conceção das crianças como o elemento dominado nas relações de poder e saber entre gerações, como o determinismo tecnológico que as elege como “nativos digitais”, realçando a importância do contexto familiar, nomeadamente as clivagens sociais. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | ICS | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Internet | por |
dc.subject | New technologies | por |
dc.subject | Parents | por |
dc.subject | Criança -- Child | por |
dc.subject | Novas tecnologias | por |
dc.subject | Pais | por |
dc.title | Crianças e internet: a ordem geracional revisitada | por |
dc.title.alternative | Children and the Internet: generational order revisited | por |
dc.type | article | en_US |
dc.pagination | 340-365 | por |
dc.publicationstatus | Publicado | por |
dc.peerreviewed | Sim | por |
dc.relation.publisherversion | http://www.scielo.mec.pt/pdf/aso/n207/n207a04.pdf | por |
dc.journal | Análise Social | por |
dc.distribution | Internacional | por |
dc.volume | XLVIII | por |
dc.number | 207 | por |
degois.publication.firstPage | 340 | por |
degois.publication.lastPage | 365 | por |
degois.publication.issue | 207 | por |
degois.publication.title | Análise Social | por |
dc.date.updated | 2015-10-27T18:09:59Z | - |
Aparece nas coleções: | CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
publisher_version_n207a04.pdf | 290,59 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.