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dc.contributor.advisorFerreira, Jorge Manuel Leitão-
dc.contributor.authorSantos, Sara Margarida Catumba dos-
dc.date.accessioned2015-10-27T15:58:36Z-
dc.date.available2015-10-27T15:58:36Z-
dc.date.issued2015-
dc.date.submitted2015-06por
dc.identifier.citationSantos, S. M. C. (2015). O serviço social no sistema educativo [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/10023pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/10023-
dc.description.abstractA presente dissertação centra-se na prática do assistente social nos agrupamentos de escolas TEIPIII (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária). Procuramos através do processo investigativo identificar problemáticas associadas aos alunos sinalizados junto do assistente social na escola, analisar metodologias de intervenção do assistente social no contexto escolar junto do aluno, da escola, da família e da comunidade e tipificar a prática do assistente social no contexto escola. A investigação suportou-se numa metodologia qualitativa, com o objetivo de percebermos qual o trabalho realizado pelo assistente social nas escolas TEIPIII. No que respeita às técnicas de recolha e tratamento de dados, aplicamos a entrevista semiestruturada, a entrevista exploratória e análise documental e a análise de conteúdo. Através dos resultados verificámos que, o assistente social, na sua prática, numa escola/agrupamento TEIP se depara frequentemente com problemas de indisciplina, abandono e absentismo escolar, carências económicas. Este articula com as famílias, outros profissionais e várias entidades com vista a resolução dos mesmos problemas bem como utiliza várias metodologias de intervenção, nomeadamente: o modelo sistémico, ecológico e ainda, a técnica de mediação.por
dc.description.abstractA presente dissertação centra-se na prática do assistente social nos agrupamentos de escolas TEIPIII (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária). Procuramos através do processo investigativo identificar problemáticas associadas aos alunos sinalizados junto do assistente social na escola, analisar metodologias de intervenção do assistente social no contexto escolar junto do aluno, da escola, da família e da comunidade e tipificar a prática do assistente social no contexto escola. A investigação suportou-se numa metodologia qualitativa, com o objetivo de percebermos qual o trabalho realizado pelo assistente social nas escolas TEIPIII. No que respeita às técnicas de recolha e tratamento de dados, aplicamos a entrevista semiestruturada, a entrevista exploratória e análise documental e a análise de conteúdo. Através dos resultados verificámos que, o assistente social, na sua prática, numa escola/agrupamento TEIP se depara frequentemente com problemas de indisciplina, abandono e absentismo escolar, carências económicas. Este articula com as famílias, outros profissionais e várias entidades com vista a resolução dos mesmos problemas bem como utiliza várias metodologias de intervenção, nomeadamente: o modelo sistémico, ecológico e ainda, a técnica de mediação.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAluno -- Studentpor
dc.subjectArticulaçãopor
dc.subjectEducação -- Educationpor
dc.subjectEscola TEIPpor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectServiço social -- Social workpor
dc.subjectCooperação -- Cooperationpor
dc.subjectFamilypor
dc.subjectTEIP schoolpor
dc.titleO serviço social no sistema educativopor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.peerreviewedSimpor
dc.identifier.tid201076640-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologia-
thesis.degree.nameMestrado em Serviço Social-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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