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dc.contributor.authorSegurado, Teresa-
dc.contributor.authorAmante, Maria João-
dc.contributor.authorMarçal, Bruno-
dc.contributor.authorLopes, Susana-
dc.date.accessioned2015-10-26T12:56:05Z-
dc.date.available2015-10-26T12:56:05Z-
dc.date.issued2015-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/10013-
dc.description.abstractEm Portugal, tal como noutros países, o Movimento de Acesso Livre ao Conhecimento materializou-se no aparecimento e consolidação de Repositórios Institucionais, Temáticos ou Híbridos e na publicação de revistas em Acesso Aberto. Em particular, os Repositórios constituíram-se como instrumentos destinados à preservação da memória científica das instituições, como ferramentas de apoio à visibilidade do trabalho desenvolvido pelos investigadores e das próprias instituições e, mais recentemente, como meios de monitorização e avaliação do desempenho de docentes e investigadores. O facto de crescentemente os Repositórios guardarem e facilitarem o acesso a volumes de informação consideráveis, cuja proveniência atesta, em grande medida, a sua qualidade, permite que encaremos os Repositórios como recursos de informação que devem ser utilizados nas Instituições de Ensino Superior (IES) e não só, a par de outros recursos de informação, nomeadamente os eletrónicos (caso das bases de dados comerciais). Contextos de crise e de restrições financeiras obrigam a uma análise muito ponderada dos custos envolvidos na manutenção dos Repositórios (infraestrutura tecnológica necessária à sua implementação e manutenção, procedimentos envolvidos no fornecimento de serviços de valor acrescentado, estratégias de preservação) motivo pelo qual a existência de informação relativamente ao nível de conhecimento e de utilização que deles têm os utilizadores das Bibliotecas constitui um imperativo. (Amante, p. 200) Com o objetivo de apurar o nível de conhecimento e de utilização do Repositório ISCTE-IUL enquanto recurso de informação, a par de outros recursos de informação existentes na Biblioteca, foi aplicado um inquérito por questionário a docentes, investigadores e estudantes dos vários ciclos de ensino. São os resultados obtidos da análise das respostas a este questionário que apresentamos nesta Comunicação.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherAssociação Portuguesa de Bibliotecários Arquivistas e Documentalistaspor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAcesso livre ao conhecimentopor
dc.subjectRepositóriospor
dc.subjectBiblioteca universitária -- University librarypor
dc.subjectRecursos de informaçãopor
dc.titleRecursos de informação numa IES: o repositório institucionalpor
dc.typeconferenceObject-
dc.event.titleCongresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas: Ligar, Transformar, Criar Valorpor
dc.event.typeConferênciapor
dc.event.locationÉvorapor
dc.event.date21, 22 e 23 de Outubropor
dc.publicationstatusPublicadopor
dc.peerreviewedSimpor
dc.relation.publisherversionVersão final em: http://www.bad.pt/publicacoes/index.php/congressosbad/article/view/1268/pdf_115por
Aparece nas coleções:SID-CRN - Comunicações a conferências nacionais

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