Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/9874
Autoria: Conde, Idalina
Data: 2014
Título próprio: Il Cavallo de Leonardo: constelações da ideia (2.ª Parte)
Título e número da coleção: CIES e-Working Paper
WP nº 178/2014
ISSN: 1647-0893
Palavras-chave: Leonardo da Vinci, Il Cavallo, o Cavalo de Leonardo, Monumento Sforza
The Keepers of the Leonardo’s Dream
Autoria, criatividade artística, iconografia e literacia visual
Leonardo da Vinci, Il Cavallo, the Leonardo’s Horses, the Sforza Monument
The Keepers of the Leonardo’s Dream
Authorship, artistic creativity, iconography and visual literacy
Resumo: Na sequência de reflexões anteriores sobre reconhecimento e museus imaginários em arte, este regressa a Il Cavallo, o projeto de Leonardo da Vinci (1452-1519) para uma estátua monumental quando estava ao serviço de Ludovico Sforza (1452-1508), Duque de Milão, para quem também pintou o grande fresco A Última Ceia. Por diversas vicissitudes, o projeto para Il Cavallo não se realizou. Ficaram apenas alguns desenhos para a história e para o mito do visionário Leonardo. Como surgiu a ideia e viajou no tempo pelo museu imaginário? Na verdade, o cavalo que não existe veio a existir em versões construídas por admiradores de Leonardo, como The Keepers of the Leonardo’s Dream, que ergueram a estátua em Milão em 1999. Espécie de (contra)dádiva do museu imaginário para parafrasear a dialética da troca ou reciprocidade em Marcel Mauss, Essai sur le Don (1896). Antes de analisar esse caso, a primeira parte do texto começou com Leonardo e o projeto no século XV. Esta segunda parte apresenta o trilho das ideias e referências de Leonardo para Il Cavallo, assim como desenhos de mais cavalos ao longo de vários anos. Aborda as problemáticas da autoria, criatividade artística e literacia visual.
Following previous approaches on the recognition of art and the imaginary museums, this text returns to Il Cavallo, the project of Leonardo da Vinci (1452-1519) to build a monumental statue when he was working for Ludovico Sforza (1452-1508), the Duke of Milan, for whom he painted the major fresco The Last Supper. Due to diverse circumstances the project for Il Cavallo was not executed. Only the drawings remained for the history and also for the myths around the visionary Leonardo. How did the idea emerge and how did it travel through time and the imaginary museum? In fact, the virtual horse that did not exist became to exist in versions built by admirers of Leonardo. Especially The Keepers of the Leonardo’s Dream, an American group that constructed the statue in the United States and gave it to Milan – where it was inaugurated in 1999. A sort of counter-gift from the imaginary museum, to paraphrase the dialectic of exchange or reciprocity in Marcel Mauss, Essai sur le Don/An Essay on the Gift (1896). Before the analysis of this case, the first part of the text begun with Leonardo and the project in the fifteenth century. This second part presents the Leonardo’s ideas and references for Il Cavallo, as well as the drawings for more horses along several years. It adresses the issues of authorship, artistic creativity and visual literacy.
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-WP - Working papers

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CIES-WP178_Conde.pdf5,35 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.