Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/9856
Autoria: | Jacob, Edgar |
Data: | 2013 |
Título próprio: | Jovens no 2º Ciclo do Ensino Secundário Geral e Técnico Profissional na Huíla (Angola): Origem Social, Trajetórias Escolares, e Expetativas Escolares e Profissionais |
Título e número da coleção: | CIES e-Working Paper WP nº 168/2013 |
ISSN: | 1647-0893 |
Palavras-chave: | Classe social Trajetórias escolares e expetativas Social class Scholar trajectories and expectations |
Resumo: | O ensino técnico-profissional tem-se diferenciado do ensino secundário pelo seu
caráter
funcional e reprodutor das estruturas sociais de classe (Bourdieu e Passeron,
1964 e 1979; Martins, 2005). Nesta investigação1
, realizada em duas escolas do
2º ciclo da província da Huíla, procurou-se, por um lado, conhecer a origem
social e a trajetória escolar dos jovens que frequentam os dois subsistemas de
ensino, por outro, identificar as suas expetativas escolares e profissionais. Os
dados recolhidos revelam que grande parte dos alunos pertencentes aos dois
subsistemas de ensino é oriunda de famílias com elevados recursos culturais e
económicos. Os alunos do ensino secundário geral apresentam trajetórias
escolares marcadas por sucesso escolar e os do ensino técnico-profissional têm
percursos marcados por retenções. Contudo, uma parte significativa dos alunos
dos dois subsistemas aspira prosseguir os estudos e ingressar no mercado de
trabalho em simultâneo. The technical professional education has been differentiated from the secondary education by its functional character and reproduction of the social class structures (Bourdieu and Passeron, 1964 and 1979; Martins, 2005). This research, conducted in two schools at the 2nd cycle at Huíla province, on one hand, tries to know the social origin and the scholar trajectory of the young people who attend the two subsystems of education. On the other hand, it indentifies their academic and professional expectations. The collected data reveals that most of the students belonging to both subsystems of education come from families with high cultural and economic resources. Pupils of general secondary education have educational trajectories marked by school success and those in technical professional education have routes marked by retentions. However, a significant proportion of students of both subsystems aspire to carry on studies and enter the labor market simultaneously. |
Arbitragem científica: | Sim |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CIES-WP - Working papers |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CIES-WP168_Jacob.pdf | 590,39 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.