Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/9849
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGonçalves, Eva-
dc.date.accessioned2015-09-25T10:04:10Z-
dc.date.available2015-09-25T10:04:10Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.issn1647-0893-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/9849-
dc.description.abstractA participação parental nas estruturas formais das escolas, instituídas como parte da nova gestão escolar na qual as comunidades locais partilham a função de reguladoras da educação com o Estado central, é um fenómeno recente em Portugal. As famílias podem decidir sobre e avaliar a escola através dos seus representantes nos conselhos gerais e de turma e das associações de pais. O objetivo é compreender como os diretores de escola e os presidentes das associações de pais apreendem esta nova forma de “parceria” e como a colocam em prática, tendo em conta que as escolas se tornaram instituições fechadas ao exterior e que a população portuguesa tem uma fraca capacidade associativa, a qual é essencial à participação das famílias que é sempre voluntária.por
dc.description.abstractParental participation in schools’ formal structures, recently instituted by a new scholar management in which local communities share a regulation function with central State, is a recent phenomenon in Portugal. Families can decide about and evaluate schools through their representatives in schools’ governing boards and class councils and through parents associations. The aim is to perceive how school directors and parents association’s presidents apprehend this new form of “partnership” and their practices towards it, considering that schools have become closed institutions to communities and that Portuguese population has a weak capacity to associate, which is crucial to families’ participation since it is always voluntary.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherCIES-IULpor
dc.relation.ispartofseriesCIES e-Working Paperpor
dc.relation.ispartofseriesWP nº 158/2013por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectParticipação parentalpor
dc.subjectEstruturas formaispor
dc.subjectÍndice e associações de paispor
dc.subjectParental participationpor
dc.subjectFormal structurespor
dc.subjectIndex and parents’ associationspor
dc.titleA regulação parental nas escolas na perspetiva dos diretores de escola e dos presidentes das associações de paispor
dc.typeworkingPaperpor
dc.peerreviewedSimpor
Aparece nas coleções:CIES-WP - Working papers

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CIES-WP158_Gonçalves.pdf496,43 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.