Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/9833
Autoria: Maio, Pilar
Orientação: Carvalho, José Crespo de
Data: 2013
Título próprio: Análise comparativa das estratégias de desenvolvimento empresarial da Apple e da Samsung
Referência bibliográfica: Maio, P.(2013). Análise comparativa das estratégias de desenvolvimento empresarial da Apple e da Samsung [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/9833
Palavras-chave: Estratégia empresarial
Apple
Samsung
Smartphone
Tablet
Corporate strategy
Resumo: As estratégias empresariais das organizações são fundamentais para determinar o seu sucesso. No que diz respeito a empresas rivais com fortes posições no mercado, uma boa estratégia é fundamental para sustentar a sua posição e, se possível, evoluir. Este caso de estudo foca especificamente a comparação das estratégias empresariais utilizadas pela Apple e pela Samsung no que diz respeito ao mercado dos smartphones e dos tablets, um mercado no qual a mudança é constante e a um ritmo avassalador. Através desta investigação pretende-se conhecer quais os factores determinantes para o sucesso de cada empresa, tendo em conta as características específicas de cada uma no contexto do mercado em que operam. Em primeiro lugar é estudado o mercado de cada produto (smartphone e tablet), seguindo-se uma apresentação da informação de cada empresa, necessária para a resolução do caso. A revisão de literatura referente ao tema do caso de estudo fornece o quadro teórico para analisar a informação recolhida na primeira parte, de acordo com o qual se desenvolve o caso. São formuladas quatro questões de análise estratégica, a partir das quais se comparam as estratégias da Apple e da Samsung. As principais conclusões da análise apontam para uma proximidade entre as estratégias adotadas pelas duas empresas, com pequenos fatores de diferenciação. Se estes caminhos se manterão no futuro é uma questão que permanece face aos factos mais recentes.
Corporate strategy is critical for the success of companies. For rival competitors with strong market positions, a good strategy is essential to sustain market position and, if possible, to maintain a developmental path. This case study focuses specifically on a comparative analysis of the strategies adopted by Apple and Samsung in the smartphones and tablets markets. These are markets characterized by constant and rapid change. The aim of the investigation is to understand the factors behind the success of each company, taking into account the specific characteristics each one has in the context of their markets. The first step is the analysis of the market of each product (smartphone and tablet). Next, there is a presentation of the information about each company, necessary for the development of the study. A review of the literature on strategic analysis provides the theoretical framework to analyze the information gathered in the first stage and structures the study. Four questions are formulated in the context of strategic planning to compare Apple and Samsung strategies. The study‟s main conclusions show that these companies are adopting similar strategies with slightly differentiating factors. The continuation of these strategies in the future is questioned by recent facts.
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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