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dc.contributor.advisorCarvalho, José Crespo de-
dc.contributor.authorFigueiredo, Francisco Maria Duarte Vaz de-
dc.date.accessioned2015-07-23T17:14:03Z-
dc.date.available2015-07-23T17:14:03Z-
dc.date.issued2014-
dc.date.submitted2014-10por
dc.identifier.citationFIGUEIREDO, Francisco Maria Duarte Vaz de - Mercados eletrónicos B2B: o estudo de caso VORTALnext [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/9428>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/9428-
dc.descriptionClassificação JEL: L81, 033.por
dc.description.abstractA Vortal opera um dos maiores mercados eletrónicos de compra e venda entre empresas e entidades. Fundada em 2000, conta atualmente com mais de 40.000 clientes na sua rede empresarial em diversos sectores verticais como a Construção, Saúde, Contratação Pública, Utilities, Indústria ou Corporate, com principal incidência em Portugal, Espanha e PALOPs. Recentemente ganhou um concurso internacional com o Governo da Colômbia. Desde a sua fundação tem vindo a ser utilizada a mesma base tecnológica que, pese embora o seu contínuo desenvolvimento, em 2009 encontrava-se afastada dos melhores parâmetros utilizados, tornando-se um constrangimento para acompanhar as tendências no sector, um vetor para o distanciamento de outros players na Indústria e, por conseguinte, um fator crítico à sustentabilidade da empresa e do seu modelo de negócio. Assim, em 2010 é tomada a decisão de desenvolver uma nova solução tecnológica assente em tecnologia Software-as-a-Service (SaaS) para todos os seus clientes tendo em vista incrementar a proposta de valor dos seus serviços, potenciando e flexibilizando o crescimento da sua rede eletrónica de empresas independentemente do setor e/ou geografia. Esta nova solução, denominada VORTALnext, é implementada em 2013 culminado um determinante processo de mudança. Este estudo de caso investigará as razões que levaram a Vortal a investir vários milhões de euros numa nova solução tecnológica, posicionando-a como central na sua estratégia e ao mesmo tempo querendo estimular a reflexão sobre o estado de arte de uma indústria inovadora porém fragmentada como é a dos fornecedores de soluções de eSourcing, que têm nas suas redes empresariais de eCommerce um dos seus maiores ativos e na tecnologia um dos seus fatores críticos de sucesso.por
dc.description.abstractVortal operates one of the largest G2B2B eMarketPlaces. Founded in 2000, it has presently a network of companies consisting of over 40.000 clients within several vertical sectors such as Construction, Health, Public Procurement, Utilities, Industry or Corporate. Nowadays, it is strongly established in Portugal, Spain and Portuguese-speaking African countries. Most recently won a worldwide contract with the Colombian Government. Since the beginning it relied upon the same technological basis that despite the continuous improvement and development revealed to be then far from the best standards used, thus becoming this way a main constraint to follow the industry trends, a vector to enhance the gap towards other players, consequently a critical factor to the company´s sustainability and business model. Therefore, in 2010 it is taken the decision to develop a new technological solution based on SaaS - Software-as-a-Service - for all clients, aiming to increase the value proposition of the company´s services/scope and potentiate the growth of the electronic companies’ network whichever the business sector of activity and/or geography. This new solution, then named VORTALnext, is implemented in 2013 culminating an upmost demanding change process. This case study investigates the reasons that lead Vortal to invest a few million euros in a new technological solution, the masterpiece of their strategy and simultaneously aiming to stimulate the reflection about a fresh, innovative and fragmented industry, as the eSourcing Application Suites Vendors is, having in their B2B eCommerce networks one of their biggest assets and in technology one of their critical success factors.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectComércio eletrónicopor
dc.subjectBusiness to businesspor
dc.subjectRede de fornecedorespor
dc.subjectMercados eletrónicospor
dc.subjecteCommercepor
dc.subjectSuppliers networkpor
dc.subjecteMarketplacespor
dc.titleMercados eletrónicos B2B: o estudo de caso VORTALnextpor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.peerreviewedSimpor
dc.identifier.tid201031086-
thesis.degree.nameMestrado em Gestão-
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