Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/9422
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSerrasqueiro, Rogério Marques-
dc.contributor.authorMarra, Carla Denise Boavida Rodrigues-
dc.date.accessioned2015-07-23T14:43:47Z-
dc.date.available2015-07-23T14:43:47Z-
dc.date.issued2015-
dc.date.submitted2015-01por
dc.identifier.citationMarra, C. D. B. R.(2015). Concetualização de um balanced scorecard para uma empresa do setor de eletricidade em Moçambique [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte.http://hdl.handle.net/10071/9422pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/9422-
dc.description.abstractO Balanced Scorecard consiste num sistema de monitorização da gestão estratégica. Conjugando medidas de desempenho financeiras e não financeiras, assentes na estratégia da empresa para o negócio, o BSC atua como um instrumento da gestão do planeamento de longo prazo enquanto, simultaneamente, o articula com ações de curto prazo conducentes à materialização dos objetivos estratégicos definidos. A conceção e implementação do BSC foi, ao longo dos anos, mais comum em grandes empresas. Porém, embora seja uma ferramenta pouco estudada e implementada em PMEs, alguns autores identificam vantagens na sua adoção por este grupo de empresas. Sendo reconhecidas as vantagens decorrentes da adoção do BSC, este apresenta-se como um mecanismo importante na prossecução do objetivo básico de garantia de continuidade do negócio de qualquer empresa e, inclusive, da expansão do mesmo. Nesta perspetiva, o BSC é uma ferramenta relevante para a Empresa A, pois, sendo esta uma PME, está sujeita à instabilidade dos mercados, fato agravado pelo aumento de novas entradas quer de empresas de capital, maioritariamente, moçambicano assim como estrangeiro no setor de atividade em que se insere. O objetivo deste projeto de mestrado é fixado na conceção de um BSC para a empresa A, perspetivando-se, como contribuição, o fomento do pensamento estratégico e da atuação em busca de objetivos de longo prazo, disseminado-o a todos os níveis da organização e a sua conversão num sistema de medição de desempenho de fácil compreensão, utilização e intimamente relacionado com a realidade da empresa.por
dc.description.abstractThe Balanced Scorecard became known as a strategic management device. Combining financial and non-financial performance measures based on the company strategy for the business, the BSC serves as a tool for the management of long-term planning while simultaneously articulating with short-term actions leading to the accomplishment of the strategic objectives. The design and implementation of the BSC was, for years, most common in large companies. However, although it has been little studied and implemented in SMEs, some authors identify advantages in its adoption by this group of companies. For these reason, the BSC is an important mechanism in achieving an enterprise basic objective of business continuity and even its growth. In this perspective, the BSC is a relevant tool for company A, because, being a SME, it is subject to market instability, a fact that is aggravated with the entrance of new competitors in the market, mozambicans and foreign. The objective of this master's project is to design a BSC for Company A and the major contributions are to dissiminate the relevance of strategic thinking across all levels of the organization and its conversion into a system of performance measurement of easy understanding, use and adequate to the reality of the company.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectEstratégiapor
dc.subjectBalanced Scorecardpor
dc.subjectMedição de desempenhopor
dc.subjectPequenas e médias empresaspor
dc.subjectMoçambiquepor
dc.subjectÁfricapor
dc.subjectStrategypor
dc.subjectPerformance measurementpor
dc.subjectSmall and medium enterprisespor
dc.titleConcetualização de um balanced scorecard para uma empresa do setor de eletricidade em Moçambiquepor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.peerreviewedSimpor
dc.identifier.tid201013940-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão-
thesis.degree.nameMestrado em Contabilidade-
dc.subject.jelM19-
dc.subject.jelM41-
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economics-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_carla_boavida_marra.pdf
  Restricted Access
1,59 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.