Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/9420
Autoria: Bioni, Carlos Enrique Pedini
Orientação: Rosa, Álvaro
Data: 2014
Título próprio: AGAP2: A case study on internationalization in Belgium and the Netherlands
Referência bibliográfica: Bioni, C. E. P.(2014). AGAP2: A case study on internationalization in Belgium and the Netherlands [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/9420
Palavras-chave: Processo de internacionalização
Avaliação cultural
Modelo de negócios internacionais
Problemas de internacionalização
Networking
Recrutamento local
Bélgica
Holanda
Internationalization process
Cultural assessment
Local recruitment
Networking
International business model
Internationalization issues
Resumo: Esta tese é um Business Case de uma jovem Consultoria Multinacional Franco-Portuguesa, que actua no sector de TI. A empresa expandiu-se em cinco países diferentes, em seis anos de existência. Ao entrar na região do Benelux, a empresa tem encontrado vários obstáculos e problemas não anteriormente experimentados. Embora agap2 acreditava que a Experiential Learning for suficiente para garantir um fácil acesso à região, as diferenças culturais encontradas com potenciais clientes têm mostrado que a análise cultural e estratégica preliminar eram necessárias. Uma análise da Avaliação Cultural dos dois principais países do Benelux foi realizada, e uma revisão dos diferentes modelos de internacionalização de empresas forneceu os elementos necessários para identificar uma solução para tais restrições. Como resultado, um novo modelo de negócio internacional tem sido proposto com o objectivo de reduzir, tanto quanto possível, confrontos interculturais, aumentar a interacção com clientes remotos e facilitar a criação de uma nova network de clientes na região. Este case study também discute a viabilidade de expatriação de profissionais para um serviço de longo prazo em países estrangeiros, contra o recrutamento local de consultores e pessoal para responder às solicitações do cliente.
This thesis is a business case of a young Franco-Portuguese Multinational Consultancy that acts in the IT sector. The company has expanded in five different countries in six years of existence. When entering the Benelux region the company has encountered several obstacles and issues not previously experienced. Although agap2 believed that Experiential Learning was sufficient to guarantee an easy access to the region, the cultural differences encountered with potential clients have shown that preliminary cultural and strategic analysis were needed. An analysis of the Cultural Assessment of the two main Benelux countries has been carried out, and a review of different models to internationalize a company provided the necessary elements to identify a solution to such constraints. As a result, a new International Business Model has been proposed with the objective to reduce as much as possible Intercultural clashes, increase interaction with remote clients and facilitate the creation of a new customers network in the region. This case study also discusses the feasibility of expatriation of professionals for a long-term service in foreign countries, against the local recruitment of consultants and staff to respond to client’s requests.
Designação do grau: Mestrado em Gestão Internacional
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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