Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/9405
Autoria: Almeida, João Tiago Coelho de
Orientação: Rita, Paulo
Ramos, Sofia
Data: 2014
Título próprio: R&D investment in new product development within the technology sector
Referência bibliográfica: Almeida, J. T. C. (2014). R&D investment in new product development within the technology sector [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/9405
Palavras-chave: Efeitos tecnológicos -- Effects of technology
Research and development
New product development
Inovação Innovation
Tecnologia
Pesquisa e desenvolvimento
Desenvolvimento de novos produtos
Resumo: Through the fast growing globalization, the consumption of technology is showing a massive increase year after year. Since the beginning of this millennium, the number of people using all kinds of technology products is being spreading through all around the world. The consumers unsustainable needs for new and better technology products are the reason to the product life cycle decrease. In order to have a competitive product, companies have to focus their resources to new product development process by investing in research and development. This dissertation was made with the purpose to understand the technology companies growth when investing in research and development. There are different technology sectors where the companies growth effects are different when they invest in research and development. Also, depending on the companies profitability, the research and development investment may have more or less effect in their growth. Consequently, the propose of this dissertation is to understand how the research and development investment has effect in the technology companies growth. In order to accomplish equitable results, we analyzed a few financial variables such as the asset growth, the return on assets and the return on equity. To achieve accomplish the study results, it was conducted a linear regression model and a quantile regression model to analyze the variables relations. This study shows which type of companies can accomplish higher results when investing in research and development. It also estimate a general positive effect from the research and development investment.
Através do rápido crescimento da globalização, o consumo da tecnologia tem apresentado ano após ano um forte crescimento. Desde o início do milénio, que o número de pessoas a utilizarem produtos tecnológicos tem vindo a aumentar por todo o mundo. A insustentável necessidade por novos e melhores produtos tecnológicos tem originado uma redução do ciclo de vida do produto. Com o objectivo de possuírem um produto competitivo, é crucial às empresas focarem os recursos no processo de desenvolvimento de novos produtos através do investimento em pesquisa e desenvolvimento. Esta dissertação foi elaborado com o propósito de perceber o crescimento das empresas tecnológicas quando estas investem em pesquisa e desenvolvimento. Dependendo dos vários sectores tecnológicos, o crescimento das empresas varia quando estas investem em pesquisa e desenvolvimento. Além disso, o efeito apresentado no crescimento das empresas quando investem em pesquisa e desenvolvimento depende da sua rentabilidade. Consequentemente, esta dissertação tem como objectivo perceber o efeito do investimento em pesquisa e desenvolvimento no crescimento nas empresas tecnológicas. Afim de atingir resultados fiáveis, analisámos algumas variáveis financeiras nomeadamente o crescimento dos activos, o retorno sobre os activos e o retorno sobre o património. Para atingir os resultados pretendidos, foi executado o modelo de regressão linear e o modelo de regressão de quantílica com o propósito de analisar a relação entre as variáveis. Este estudo apresenta que tipo de empresas conseguem atingir melhores resultados dependendo no investimento efectuado em pesquisa e desenvolvimento. Além disso, estima ainda que no geral existe um efeito positivo quando se investe em pesquisa e desenvolvimento.
Designação do grau: Mestrado em Marketing
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_joao_coelho_almeida.pdf900,17 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.