Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/9399
Autoria: Calvão, João Pedro Martins Ventura da Cunha
Orientação: Brochado, Ana
Data: 2014
Título próprio: Análise do consumidor de jogos sociais em Portugal
Referência bibliográfica: Calvão, J. P. M. V. C. (2014). Análise do consumidor de jogos sociais em Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/9399
Palavras-chave: Jogos de fortuna ou azar
Apostador
Motivação
Variáveis demográficas
Perfil do consumidor
Gambling
Taker
Motivation
Demographic variables
Consumer profile
Resumo: Na grande maioria dos países, independentemente do seu nível de desenvolvimento, existe um mercado que apresenta uma dinâmica distinta em relação aos outros mercados presentes nas respetivas economias: o Mercado dos Jogos de Fortuna ou Azar. O tema de investigação desta Dissertação prende-se, com a dinâmica do Mercado dos Jogo Sociais, em Portugal, mais especificamente com a dos Jogos Sociais. De forma a percebermos tal dinâmica, na presente investigação, analisa-se o posicionamento deste mercado no contexto económico e social e o perfil dos consumidores de Jogos Sociais, em Portugal, tendo em conta variáveis demográficas (sexo, idade, residência, estado civil, grau de escolaridade, rendimento mensal liquido, alteração da situação financeira do agregado familiar nos últimos dois anos, profissão e capacidade de poupar durante os próximos 12 meses), variáveis comportamentais (quais os tipos de jogo; periodicidade de jogo; quantidade das apostas; tipo de aposta, forma da aposta, local das apostas) e, ainda, variáveis motivacionais e atitudes face ao dinheiro. Com recurso à distribuição de questionários pelos diversos pontos de venda da maior empresa de distribuição de Jogos Sociais em Portugal, a Casa da Sorte, foi possível obter informação quantitativa, sobre diversos apostadores que aleatoriamente inquiridos durante o momento de jogo. Em termos de resultados obtidos conclui-se que não existe heterogeneidade no perfil do consumidor de Jogos Sociais, indicando que, genericamente, os comportamentos dos consumidores, durante o seu processo de aposta, estão relacionados e são, de alguma forma, influenciados pelas suas características demográficas.
In most countries, regardless of the respective level of development, there is a market which has a distinct dynamics in relation with the remaining markets, i.e. the market of Gambling. In particular, the topic of this Thesis concerns to the dynamics of the abovementioned Market of Social Games, which is framed within the general Gambling Market. In order to cover this topic, it has studied and analyzed such markets in the economic and social context as well as it sought to identify the profile of consumers of Social Games, considering the demographic variables (gender, age, residence, marital status, education level, net monthly income, variations in the financial situation of households over the last two years, job and ability to save money over the next 12 months), the behavior variables (kind of game; frequency of game; amount of bets, bets type and the bets place) as well as the motivational variables and attitudes towards money. To achieve the abovementioned, a questionnaires research method was implemented, distributing these questionnaires across the points of sale of the largest distributor of Social Games in Portugal, i.e. “Casa da Sorte”. The consumers were provided with such questionnaires on a random basis during the time of playing Thereby sufficient and appropriate quantitative information about consumers were collected, contributing to profile the consumer in the markets at stake. By way of general conclusion, the results of the research sample revealed that the profile of Social Games consumers is homogeneous. In fact, according to such results, the behavior of consumers during the process of betting is influenced by their common demographic characteristics.
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_joao_ventura_lemos.pdf
  Restricted Access
1,6 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.