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dc.contributor.advisorPereira, Hélia-
dc.contributor.advisorSalgueiro, Maria de Fátima-
dc.contributor.authorPires, Rita Margarida Rolin-
dc.date.accessioned2015-07-16T12:56:32Z-
dc.date.available2015-07-16T12:56:32Z-
dc.date.issued2014-
dc.date.submitted2014-10por
dc.identifier.citationPIRES, Rita Margarida Rolin - Intenção de compra online nos seniores portugueses [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/9307>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/9307-
dc.descriptionJEL Classification System: M31 (Marketing); M37 (Advertising); D81 (Criteria for Decision-Making under Risk and Uncertainty)por
dc.description.abstractCom o aumento da população sénior em Portugal, a evolução exponencial da penetração do uso da Internet no mundo e em Portugal e o aumento da familiaridade dos seniores portugueses com as novas tecnologias, nomeadamente a Internet e o comércio eletrónico, torna-se evidente a necessidade de conhecer melhor o segmento sénior enquanto utilizador de Internet, qual a sua disponibilidade para efetuar compras nesse meio e que fatores influenciam a sua intenção de o fazer. Para o efeito realizou-se uma investigação quantitativa, através de um questionário online, a uma amostra por conveniência de 154 seniores portugueses com acesso à Internet. As análises efetuadas permitiram concluir que a amostra em estudo revelou bastante familiaridade com a utilização da Internet assim como uma abertura relativamente às compras online. Os resultados revelaram ainda que o nível de rendimento, o nível de escolaridade, as características pessoais ligadas à inovação, o nível de experiência com a Internet e a experiência de compra online anterior influenciam positivamente a intenção de comprar pela Internet por parte da amostra de seniores em estudo, ao contrário do género e da idade que demonstraram não influenciar essa intenção. A investigação revelou ainda que a conveniência e o preço são os benefícios mais valorizados quando os seniores compram pela Internet e que os riscos percebidos nesse processo influenciam negativamente (embora não muito significativamente) a sua intenção de compra online.por
dc.description.abstractWith the ageing of the Portuguese population, the exponential evolution of the worldwide Internet penetration, and the increase of knowledge from Portuguese seniors about new technologies, including the Internet and e-Commerce, it becomes evident the need to better know the senior segment as Internet user, what it’s disponibility to buy online and which fators influence them to buy in that media. For this purpose we carried out a quantitative research through an online questionnaire to a sample of 154 Portuguese seniors with Internet access. The results of the analyses showed that the study sample revealed to be very familiar with the use of the Internet and wide open to buy products online. The results also revealed that the level of income, education level, personal characteristics (related to innovation), Internet skills and the experience of previous online purchases influence positively the intention of our study sample to purchase online. Gender and age showed not to influence that intention. The research also revealed that, to the study sample, convenience and price are the most valued benefits of e-commerce. The perceived risks of the process influence (though not very significantly) negatively their intention to buy online.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectSegmento séniorpor
dc.subjectInternetpor
dc.subjectComportamento do consumidor onlinepor
dc.subjectOSAMpor
dc.subjectIntenção de compra onlinepor
dc.subjectComércio eletrónicopor
dc.subjectSenior segmentpor
dc.subjectInternetpor
dc.subjectOnline consumer behaviorpor
dc.subjectOnline shopping intentionpor
dc.subjectE-Commercepor
dc.titleIntenção de compra online nos seniores portuguesespor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.peerreviewedSimpor
dc.identifier.tid201034190-
thesis.degree.nameMestrado em Gestão-
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